“A Universidade se manifestou em defesa da liberdade, da democracia”, diz reitor

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e a professora da Faculdade de Direito (FD) da USP, Eunice Prudente, concederam entrevista à Globonews no dia 14 de agosto

15/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 19/08/2022 as 17:38

Em entrevista concedida ao canal Globonews, no dia 14 de agosto, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e a professora da Faculdade de Direito (FD) da USP, Eunice Prudente, falaram sobre o ato realizado no dia 11 de agosto, que marcou a leitura de duas  cartas: o manifesto Em Defesa da Democracia e Justiça, subscrito por 107 entidades das mais variadas matizes políticas, econômicas e sociais — incluindo desde a elite do empresariado nacional até centrais sindicais, universidades, organizações científicas, ambientalistas e de defesa dos direitos humanos —, e a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!, redigida por um grupo de professores e ex-alunos de Direito da USP, que já superou a marca de 1 milhão de assinaturas.

+ Mais

Na Faculdade de Direito, um grito uníssono em defesa da democracia

“A Universidade é parte da sociedade e percebeu que existia uma necessidade de se juntar a outros atores sociais, como empresários, líderes de trabalhadores, professores, profissionais do Direito, para manifestar sua opinião em defesa da liberdade, em defesa da democracia, em defesa da justiça eleitoral”, afirmou Carlotti.

Eunice, que, ao lado dos professores Maria Paula Dallari Bucci, Ana Elisa Bechara e Flavio Flores da Cunha Bierrenbach, foi uma das oradoras da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!, destacou que “a USP tem tido um papel importante na diversidade, colocando em prática políticas e ações afirmativas para acesso aos alunos advindos de escolas públicas, entre eles pretos e indígenas. Imagine nós, que reconhecemos nossa maior riqueza, que é a diversidade do povo, perdermos todas essas conquistas por retrocessos impostos por ditadores, que tentam passam por cima das instituições políticas”.

Assista, a seguir, à íntegra da entrevista.