Um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) na Sala São Paulo vai marcar o início das comemorações pelos 90 anos da Universidade. O aniversário é celebrado no dia 25 de janeiro, data em que o então interventor federal no Estado de São Paulo, Armando de Salles Oliveira, assinou o decreto de criação da instituição em 1934. Nesse dia, o Jornal da USP estará tematizado com textos e fotos históricos em uma apresentação diferenciada.
A apresentação da Osusp, que terá o pianista Nahim Marun como solista e regência do maestro Gil Jardim, inclui no repertório obras de Camargo Guarnieri, George Gershwin e Modest Mussorgsky. Além do número musical, a programação da noite inclui a exposição de uma galeria, onde ex-reitores comentam a respeito do futuro da Universidade e também a entrega da Medalha Armando de Salles Oliveira para entidades com atuação de grande relevância na parceria com a USP ao longo dos anos. Instituída em 2008, a medalha é uma homenagem da Universidade às pessoas e instituições que contribuem para a sua valorização e desenvolvimento.
A vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, que também preside a Comissão Executiva para as Comemorações dos 90 Anos da USP, destaca que este será um evento inaugural: “O ano de 2024 será permeado por uma série de ações alusivas a esta data. Estão sendo planejadas não apenas atividades festivas ou sociais, mas também aquelas de cunho acadêmico e de valorização histórica, como é o caso do edital da Edusp para a publicação de obras, pois a ideia é não apenas celebrar, mas deixar um legado”.
O público poderá acompanhar toda a agenda de eventos, além de reportagens especiais, por meio do portal usp.br, que terá uma página reunindo todo o conteúdo referente ao tema.
Para o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, o evento será um momento de muita simbologia e de reconhecimento a respeito do que a história da USP representa para a sociedade: “90 anos é uma efeméride que precisa ser comemorada, e é ao mesmo tempo uma oportunidade para a Universidade fazer um balanço de suas atividades e pensar o seu futuro. A colaboração com a sociedade através da formação de recursos humanos altamente qualificados e suas pesquisas tem sido fundamental para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil”, afirma.
Não há mais ingressos disponíveis para o público, mas o concerto será transmitido ao vivo e poderá ser acompanhado abaixo a partir das 18h45 do dia 25 de janeiro:
Programa: Concerto Orquestra Sinfônica da USP – USP 90 Anos• M. Camargo GUARNIERI (1907-1993) – Dança Brasileira (1931) • George GERSHWIN (1898-1937) – Rhapsody in Blue (1924, orq. 1942) • Modest MUSSORGSKY (1839-1881) (orq.: Maurice RAVEL) – Quadros de uma exposição (1874, orq. 1922) Promenade |