90 anos da USP são celebrados com concerto na Sala São Paulo

Orquestra Sinfônica da USP apresentará programação no dia 25 de janeiro dando início a uma série de comemorações que acontecerão ao longo do ano

 12/01/2024 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 23/01/2024 às 12:41
Por

20240111_Concerto-OSUSP
Apresentação da Osusp no Anfiteatro Camargo Guarnieri – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) na Sala São Paulo vai marcar o início das comemorações pelos 90 anos da Universidade. O aniversário é celebrado no dia 25 de janeiro, data em que o então interventor federal no Estado de São Paulo, Armando de Salles Oliveira, assinou o decreto de criação da instituição em 1934. Nesse dia, o Jornal da USP estará tematizado com textos e fotos históricos em uma apresentação diferenciada.

+ Mais

Os 90 anos da USP em muitas páginas de história

USP lança logotipo em comemoração a seus 90 anos de fundação

Edusp lança edital para investir em obras de celebração dos 90 anos da USP

Reitoria cria comissões para planejar as comemorações dos 90 anos da USP

A apresentação da Osusp, que terá o pianista Nahim Marun como solista e regência do maestro Gil Jardim, inclui no repertório obras de Camargo Guarnieri, George Gershwin e Modest Mussorgsky. Além do número musical, a programação da noite inclui a exposição de uma galeria, onde ex-reitores comentam a respeito do futuro da Universidade e também a entrega da Medalha Armando de Salles Oliveira para entidades com atuação de grande relevância na parceria com a USP ao longo dos anos. Instituída em 2008, a medalha é uma homenagem da Universidade às pessoas e instituições que contribuem para a sua valorização e desenvolvimento.

Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, que também preside a Comissão Executiva para as Comemorações dos 90 Anos da USP, destaca que este será um evento inaugural: “O ano de 2024 será permeado por uma série de ações alusivas a esta data. Estão sendo planejadas não apenas atividades festivas ou sociais, mas também aquelas de cunho acadêmico e de valorização histórica, como é o caso do edital da Edusp para a publicação de obras, pois a ideia é não apenas celebrar, mas deixar um legado”.

O público poderá acompanhar toda a agenda de eventos, além de reportagens especiais, por meio do portal usp.br, que terá uma página reunindo todo o conteúdo referente ao tema.

Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Para o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, o evento será um momento de muita simbologia e de reconhecimento a respeito do que a história da USP representa para a sociedade: “90 anos é uma efeméride que precisa ser comemorada, e é ao mesmo tempo uma oportunidade para a Universidade fazer um balanço de suas atividades e pensar o seu futuro. A colaboração com a sociedade através da formação de recursos humanos altamente qualificados e suas pesquisas tem sido fundamental para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil”, afirma.

Não há mais ingressos disponíveis para o público, mas o concerto será transmitido ao vivo e poderá ser acompanhado abaixo a partir das 18h45 do dia 25 de janeiro:

 


Programa:

      Concerto Orquestra Sinfônica da USP – USP 90 Anos

• M. Camargo GUARNIERI (1907-1993) – Dança Brasileira (1931)

• George GERSHWIN (1898-1937) – Rhapsody in Blue (1924, orq. 1942)
NAHIM MARUN, piano

• Modest MUSSORGSKY (1839-1881) (orq.: Maurice RAVEL) – Quadros de uma exposição (1874, orq. 1922)

Promenade
I. Gnomos
Promenade
II. O Velho Castelo
Promenade
III. Tuileries
IV. Bydło (Carro de boi)
Promenade
V. Balé dos Pintinhos em suas Cascas de Ovos
VI. Samuel Goldenberg e Schmuÿle
VII. Limoges, O Mercado
VIII. Catacumbas, Sepulcro Romano
Cum mortuis in lingua mortua [Com os Mortos em Língua Morta] IX. A Cabana de Baba-Yaga sobre Patas de Galinha
X. O Grande Portão de Kiev


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.