![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20161215_00_filme_martirio-768x403.jpg)
Wisnik destaca filme que denuncia violência contra índios caiovás
Um momento particularmente tocante no filme é o discurso de Ailton Krenak, no plenário da Câmara, em 1987, em sua defesa das nações indígenas
Um momento particularmente tocante no filme é o discurso de Ailton Krenak, no plenário da Câmara, em 1987, em sua defesa das nações indígenas
O poema “Uma fotografia aérea” retrata o impacto que Gullar sofreu ao ver uma foto de São Luís do Maranhão, datada de décadas atrás
Guilherme Wisnik diz que há muitas semelhanças entre Cuba e Brasil, que comungam influências da cultura africana
No passado, o lugar servia como centro de abastecimento, mas, desde então, passou por inúmeras transformações
Segundo Wisnik, a Trienal de Arquitetura de Lisboa acontece, simultaneamente, em várias sedes da capital portuguesa
“Há motivos para se pensar o retorno da aldeia hoje como uma prática positiva”
“O céu vai longe do Outeiro; O céu vai longe da Glória; O céu vai longe suspenso; Em luzes de luas mortas; Luzes de uma nova aurora” (trecho de “Paisagem Útil”, de Caetano Veloso)
O projeto Carona a Pé se expandiu rapidamente entre os pais, que não tiveram dúvidas em se integrar a uma prática cidadã em detrimento da cultura do automóvel
A primeira impressão ao se ler o livro é de um efeito de estranhamento que se torna muito intenso
Além de fotografar fachadas de prédios, o clique da câmera de Dulce Soares expõe vitrines de lojas, como as da Rua São Caetano, que embalam sonhos de noivas
Para Guilherme Wisnik, os movimentos de reivindicação pelo espaço público nos últimos anos sinalizam uma mudança comportamental da sociedade, que não abre mão de se fazer representar nesse sentido
A disputa entre o Grupo Silvio Santos e o Teatro Oficina se estende há vários anos, envolvendo motivações diversas em relação à ocupação urbana na cidade
A exposição “Cinema Lascado” é composta de vídeos concebidos a partir de imagens captadas de celulares em movimento.
Segundo Wisnik, as áreas verdes e os espaços públicos foram sacrificados na cidade de São Paulo, sobretudo nas décadas de 60 e 70.
Para Wisnik, os discursos que constroem a história nem sempre correspondem à realidade dos fatos
Um momento particularmente tocante no filme é o discurso de Ailton Krenak, no plenário da Câmara, em 1987, em sua defesa das nações indígenas
O poema “Uma fotografia aérea” retrata o impacto que Gullar sofreu ao ver uma foto de São Luís do Maranhão, datada de décadas atrás
Guilherme Wisnik diz que há muitas semelhanças entre Cuba e Brasil, que comungam influências da cultura africana
No passado, o lugar servia como centro de abastecimento, mas, desde então, passou por inúmeras transformações
Segundo Wisnik, a Trienal de Arquitetura de Lisboa acontece, simultaneamente, em várias sedes da capital portuguesa
“Há motivos para se pensar o retorno da aldeia hoje como uma prática positiva”
“O céu vai longe do Outeiro; O céu vai longe da Glória; O céu vai longe suspenso; Em luzes de luas mortas; Luzes de uma nova aurora” (trecho de “Paisagem Útil”, de Caetano Veloso)
O projeto Carona a Pé se expandiu rapidamente entre os pais, que não tiveram dúvidas em se integrar a uma prática cidadã em detrimento da cultura do automóvel
A primeira impressão ao se ler o livro é de um efeito de estranhamento que se torna muito intenso
Além de fotografar fachadas de prédios, o clique da câmera de Dulce Soares expõe vitrines de lojas, como as da Rua São Caetano, que embalam sonhos de noivas
Para Guilherme Wisnik, os movimentos de reivindicação pelo espaço público nos últimos anos sinalizam uma mudança comportamental da sociedade, que não abre mão de se fazer representar nesse sentido
A disputa entre o Grupo Silvio Santos e o Teatro Oficina se estende há vários anos, envolvendo motivações diversas em relação à ocupação urbana na cidade
A exposição “Cinema Lascado” é composta de vídeos concebidos a partir de imagens captadas de celulares em movimento.
Segundo Wisnik, as áreas verdes e os espaços públicos foram sacrificados na cidade de São Paulo, sobretudo nas décadas de 60 e 70.
Para Wisnik, os discursos que constroem a história nem sempre correspondem à realidade dos fatos
Por José Roberto Cardoso, professor da Escola Politécnica da USP
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia da USP, Elizabeth Araújo Lima e Erika Alvarez Inforsato, professoras da Faculdade de Medicina da USP
Por Alberto Cunha, regente do Coralusp