Ezio Manzini lança seu novo livro na USP e profere palestra sobre Design Social

Palestra aberta será seguida do lançamento do mais novo trabalho do reconhecido autor no âmbito do design, da sustentabilidade e da inovação social

28/06/2023 - Publicado há 1 ano
Palestra e lançamento do livro Políticas do Cotidiano, de Ezio Manzini, na FAU-USP – Imagem: Divulgação

“Como podemos potencializar, com o uso de ferramentas do design, os processos de construção de cidadania, promovendo pequenas mudanças que podem ter grande impacto social e econômico? Políticas do Cotidiano nos oferece um discurso de empatia, de reencontro, de tolerância, de reumanização em meio ao caos em que vivemos. Uma alternativa de futuro – para que possa haver um futuro para a humanidade.” É assim que o professor de design da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Gabriel Patrocínio, apresenta o novo livro de Ezio Manzini, publicado pela Editora Blücher e traduzido por ele.

A obra Políticas do Cotidiano é o tema central da apresentação de Manzini na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, que acontece no dia 7 de julho, às 16 horas. A palestra será seguida do lançamento de seu mais novo trabalho no âmbito do design, da sustentabilidade e da inovação social. Para participar é necessário se inscrever, até 29 de junho, neste formulário. A apresentação será em inglês.

+ Mais

Projeto premiado da USP vai usar resíduos de podas de árvores para fabricação de móveis e objetos

Engenharia solidária une estudantes e comunidades em busca de soluções para a habitação popular

O livro advoga por uma inovação social transformadora, dando passos em direção à sustentabilidade socioeconômica-ambiental. Propõe uma mudança sistêmica com o auxílio de novas comunidades locais, ao buscar soluções por meio de novas perspectivas, estilo e modos de vida, apresentando uma nova forma de democracia ou, como diz o próprio autor, uma democracia centrada em projetos nos quais a vertente social do design vem elevada à condição política e de cidadania. Espaços esses em que diferentes atores sociais participam desde o início do projeto, tornando-os protagonistas do ecossistema e não apenas fruidores das ações empreendidas.

O autor discute “a natureza e o sentido político de nossos projetos de vida, a partir de sua existência cotidiana. (…) O livro nasceu da minha experiência como designer no campo da inovação social e pretende contribuir para a difusão de uma capacidade de design crítico e colaborativo. É um livro sobre a cultura do design, cujo público potencial inclui todos os que estão envolvidos na atividade de design – e, portanto, efetivamente, qualquer um.”

Ezio Manzini

Ezio Manzini é presidente do Desis – Design for Social Innovation and Sustainability Network e professor honorário do Politecnico di Milano. Por mais de três décadas tem trabalhado e difundido o tema do design para sustentabilidade. Mais recentemente, seu foco de atenção se direcionou para a inovação social, considerada uma das maiores forças motrizes para mudanças sustentáveis. Manzini tem atuado como professor convidado em diferentes faculdades de design, entre elas a Elisava, em Barcelona, as universidades Tongji e Jiangnan, na China, a University of the Arts, em Londres, a Cape Peninsula University of Technology, em Cape Town, e a Parsons, em Nova York. Alguns de seus livros mais conhecidos são: Artefatti (1989), A matéria da invenção (1993), O desenvolvimento de produtos sustentáveis (2002), Design para inovação social e sustentabilidade (2008), Design, quando todos fazem design (2015).

Serviço:

Palestra e lançamento do livro Políticas do Cotidiano