Entidades discutem como estender a democracia até as periferias do País

Sediado no Museu das Favelas, em São Paulo, seminário gratuito analisa o racismo estrutural, direitos humanos e propostas de enfrentamento à exclusão racial

30/11/2023 - Publicado há 5 meses
Seminário discute a falta de democracia em territórios periféricos, além de apresentar propostas de enfrentamento – Foto: Videorreportagem Morte de Jovens Negros na Periferia / Reprodução Canal USP

A Rede Quilombação em parceria com o Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) da USP e apoio do Museu das Favelas realizam, no dia 9 de dezembro, o seminário Racismo Estrutural e Direitos Humanos: a democracia chegou na periferia? O evento acontece das 9 às 13 horas, presencialmente, com mesas de debate, momento cultural e lançamento da revista Quilombação. O evento é gratuito e oferece 50 vagas. Para participar, é necessário se inscrever neste formulário

A programação inclui painéis de discussão sobre racismo estrutural e direitos humanos, além de análises da conjuntura nacional e das ações de resistência e enfrentamento propostas pelo movimento negro.

+ Mais

Universidades públicas de São Paulo buscam soluções para uma educação antirracista

Redes afetivas entre negras e indígenas revelam ativismo de mulheres nas Américas

“Além da relevância da realização do seminário no aspecto da luta antirracista, a participação do Celacc é muito importante, pois, mesmo que indiretamente, alinha a Universidade de São Paulo com essa pauta”, afirma Dennis de Oliveira, coordenador do Celacc e membro da Rede Quilombação.

O evento também celebra os dez anos da fundação da Rede Quilombação, um coletivo de ativistas antirracistas que promove eventos e debates em prol da luta contra o racismo e pela inserção da população afro-brasileira como protagonista na atividade política da sociedade. O coletivo surgiu com alunos da USP, em 14 de dezembro de 2013, durante o Encontro Clóvis Moura de Ativistas contra o Genocídio da População Negra, sediado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Além de levantar discussões sobre o racismo estrutural, o seminário marca os 20 anos de morte do sociólogo Clóvis Moura.

O Celacc é um Núcleo de Apoio à Pesquisa da ECA. Criado em 1996, o Celacc promove a realização de pesquisas, cursos, seminários e consultorias de natureza acadêmica. O centro tem trabalhado na criação de um acervo documental sobre cultura brasileira e latino-americana.

Colaborador na organização do seminário, o Museu das Favelas é um ambiente de pesquisa, preservação e produção sobre as favelas brasileiras. Inaugurado em 2022, o museu foi criado por um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas e seu objetivo é o trabalho de reparação social, por meio do protagonismo das pessoas da comunidade.

Serviço

Seminário Racismo Estrutural e Direitos Humanos: a democracia chegou na periferia?
Quando: 9 de dezembro, das 9h às 13h
Onde: Museu das Favelas |
Rua Guaianases, 1024 – centro de São Paulo
Inscrições: formulário on-line