Em parceria com a USP, projeto internacional usa arte e linguagem para discutir diversidade

“Inclusion Poster Project” reúne cartazes de alunos da USP e da East Stroudsburg University apontando preconceitos a grupos marginalizados; trabalhos estão expostos em museu virtual

17/08/2022 - Publicado há 2 anos
Inclusion Poster Project discute a diversidade possível com uso da linguagem – Cartazes: Marcela de Souza Nogueira / Murilo Yamassita & Murilo Garcia

Artista: Gabriel Braz Lima – Reprodução / Inclusion Poster Project

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP inaugurou, no dia 2 de junho, uma exposição que busca promover debates sobre inclusão e diversidade. Localizada no saguão do Prédio Central da ECA, as obras expostas são fruto do Inclusion Poster Project, projeto desenvolvido em parceria com a East Stroudsburg University (ESU), dos Estados Unidos.

As manifestações artísticas representadas se apropriam de temáticas da linguagem para apontar preconceitos presentes em ambas as sociedades. Os artistas chamam atenção para grupos marginalizados, buscando fomentar discussões sobre diversidade.

Os estudantes de Relações Públicas da ECA  e os estudantes de Arte e Design Gráfico da ESU receberam aulas on-line, ministradas em conjunto por docentes das duas universidades. Com a experiência, foi possível discutir conceitos e técnicas de design, além de partilhar seus conhecimentos a respeito do tema.

Os pôsteres foram exibidos na ESU em dezembro de 2021, quando também foram expostos em um museu virtual, que pode ser acessado por qualquer pessoa. A exposição pode ser visitada presencialmente no Prédio Central da ECA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30.

Na USP

O Inclusion Poster Project foi desenvolvido na ECA pelo professor Hugo Fortes, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), e pelas professoras Darlene Farris-LaBar, Gayle Hendricks e Rebecca Migdal, na ESU.

Confira o trabalho exposto na Universidade em reportagem feita pela Assistência Técnica de Comunicação e Relações Institucionais da ECA: