Visão transversal da alimentação na escola é tema de minicurso

Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP faz evento on-line grátis nesta terça-feira, dia 10, às 19 horas

09/10/2023 - Publicado há 7 meses
“Práticas promotoras de pensamento crítico sobre alimentação, articuladas aos projetos pedagógicos, são recursos valiosos ao explorar as diferentes dimensões do alimento”, destaca a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP – Foto: Agência Brasil

Nesta terça-feira, dia 10, a partir das 19 horas, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica promove o minicurso on-line gratuito Formação Docente em Temas Contemporâneos Transversais na Educação Básica (Ambiente, Qualidade de vida, Segurança Alimentar). Com curadoria da professora Ariadne Lopes Ecar, o evento será transmitido ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Participarão do minicurso as educadoras Semíramis Martins Álvares Domene e Samantha Bittencourt Mescoloto e o educador José Simões de Andrade.

A alimentação será o eixo em torno do qual o minicurso abordará a formação docente transversal. “Além do momento da refeição na escola, que estabelece relacionamentos e amplia o repertório alimentar, vivências que tenham o alimento como protagonista contribuem para o desenvolvimento pleno da autonomia e da consciência sobre escolhas adequadas e saudáveis”, destaca a ementa do minicurso, disponível do site da cátedra. “Práticas promotoras de pensamento crítico sobre alimentação, articuladas aos projetos pedagógicos, são recursos valiosos ao explorar as diferentes dimensões do alimento, distanciando-se da mera difusão de informações, em uma perspectiva transdisciplinar.”

Ainda de acordo com a ementa, o minicurso celebra os dez anos do Marco de Educação Alimentar e Nutricional e traz uma experiência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para a educação básica que tem como referência o Guia Alimentar para a População Brasileira.

O minicurso Formação Docente em Temas Contemporâneos Transversais na Educação Básica (Ambiente, Qualidade de vida, Segurança Alimentar), promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta terça-feira, dia 10, das 19h às 21h30, no canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em obter certificado de participação devem se informar neste link. Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.