20221205_jose-teixeira-coelho

José Teixeira Coelho Netto - Foto: Matheus Araújo/IEA-USP

Simpósio aborda a obra e o legado de Teixeira Coelho

Nesta quarta-feira, dia 7, a partir das 10 horas, USP faz evento sobre um dos mais importantes pensadores da arte e da cultura do País, que morreu em junho passado

05/12/2022 - Publicado há 1 ano

Texto: Mariana Carneiro

Arte: Guilherme Castro

+ Mais

Morre Teixeira Coelho, um pensador da cultura “extremamente original”

A obra e o legado de José Teixeira Coelho Netto, Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que morreu em junho passado, serão tema do simpósio Elogio à Invenção dos Próprios Fins: Homenagem a Teixeira Coelho, que o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove nesta quarta-feira, dia 7, a partir das 10 horas. Autor de livros fundamentais no campo da cultura e das artes no Brasil, Teixeira Coelho foi também diretor do Museu de Arte de São Paulo (Masp) entre 2006 e 2014.

“Ele era uma pessoa bastante inquieta, que não sedimentava pontos de vista”, diz Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, professora do Departamento de Informação e Cultura da ECA. Responsável pela organização do simpósio, Lúcia foi orientada por Teixeira Coelho em seu mestrado e doutorado. “Além de o homenagear, o evento vai abordar os caminhos que ele trilhou na Universidade e seus desdobramentos para o futuro. Teixeira teve uma vasta produção ligada à cultura. Logo, não faria sentido um seminário em que se confirmasse só uma perspectiva memorialística.”

Dividido em duas partes, o evento vai receber, no período da manhã, a partir das 10 horas, intelectuais que mantinham uma relação próxima com Teixeira Coelho. Os convidados são Xavier Greffe, pesquisador francês que trabalha no campo da economia cultural; Jurema Machado, atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Danilo Santos de Miranda, diretor geral do Sesc de São Paulo; e Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências (IB) da USP.

“A mediação dessa primeira etapa será realizada pelo professor Alfons Martinelli, da Universidade de Girona, na Espanha. Com Teixeira, ele coordenou um longo curso de especialização em Gestão e Política Cultural no Observatório Itaú Cultural”, revela Lúcia Oliveira.

Lúcia Maciel Barbosa - Foto: IEA-USP

Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, organizadora do simpósio - Foto: Maria Leonor de Calasans / IEA

“Na segunda parte, à tarde, decidimos convidar artistas e intelectuais que possam comentar obras específicas de Teixeira, não só recordando a importância de sua produção de uma maneira póstuma, mas também pensando a potência de sua obra para o porvir”, continua a professora. Naiene Sanchez, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA, será a mediadora das palestras, que terão início às 14h30.

Essas palestras terão como temas diferentes livros publicados por Teixeira. Christine Greiner, livre-docente em Comunicação e Artes pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), será responsável pela análise do livro Antonin Artaud (1982), Néstor García Canclini, da Universidad Autónoma Metropolitana, no México, vai comentar o Dicionário Crítico de Política Cultural (1999) e Rejane Cantoni, artista e pesquisadora de sistemas de informação, trabalha eCultura, A Utopia Final (2019), a última obra lançada por Teixeira. Por fim, Marcus Bastos, também pesquisador da PUC-SP, analisa Com o Cérebro na Mão: No Século que Gosta de Si Mesmo (2015).

20221205_jose-teixeira-coelho-sorrindo

José Teixeira Coelho Netto - Foto: IEA/USP

“É importante pontuar que Teixeira Coelho também teve uma atuação muito importante como docente da ECA. Ele foi pioneiro no estudo da arte e cultura no contexto brasileiro e criou, nos anos 1980, o primeiro Observatório de Políticas Culturais do País”, completa Lúcia Maciel. “Ele foi um intelectual brilhante, e essa homenagem é mais do que merecida”, finaliza.

O simpósio Elogio à Invenção dos Próprios Fins: Homenagem a Teixeira Coelho, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece nesta quarta-feira, dia 7, das 10 às 17 horas, na Sala Alfredo Bosi do IEA (Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Haverá um intervalo entre as 12h30 e 14h30. O evento é público e gratuito, sem necessidade de inscrição, e será transmitido ao vivo pelo link www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações estão disponíveis no site do IEA