Maratona de atividades propõe soluções para crise na relação identidade x IA

Série de encontros internacionais patrocinada pela Embaixada francesa com 24 horas de atividades na USP e no Museu das Favelas marca lançamento de plataforma de aprendizagem imersiva

Publicado: 30/04/2024     Atualizado: 02/05/2024 as 6:36

Texto: Redação*

Arte: Simone Gomes

A Noite das Ideias foi inspirada no conceito de “quilombagem” - de acolher minorias perseguidas para se recompor socialmente por meio de práticas colaborativas - Foto: Freepik

A USP, em parceria com o Museu das Favelas e apoio da Embaixada francesa, promove, nos dias 4 e 5 de maio, o evento Noite das Ideias: Linhas de Falha. Das 14 horas do sábado às 14 horas do domingo, a jornada de 24 horas terá início nas instalações do Museu das Favelas, no centro de São Paulo. Mais tarde, a partir da meia-noite, a maratona passa pelo campus da USP no Butantã, além de atividades em outras áreas da cidade, como oficinas no Beco do Batman e no Espaço Contaminado, na zona oeste da capital paulista.

O evento propõe uma discussão sobre direitos humanos, diversidade cultural, identidade e suas relações com a inteligência artificial. O encontro reúne pensadores da ciência, tecnologia, inovação, educação e artes para compartilhar saberes e propostas.

A “virada” é de curadoria do professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Gilson Schwartz. Além de professor, é o presidente do Instituto de Iconomia, startup lançada por Schwartz que trabalha com a criação e circulação de “Moedas da Paz”.

“Há uma tensão entre as humanidades e a digitalização sem freios que domina mentes e corações. É urgente identificar as falhas de conexão, questionar as linhas ideológicas herdadas pela ‘tecnociência’ e furar as bolhas da rede, que hoje define a própria cidadania”, afirma Schwartz.

Gilson Schwartz

O evento tem a curadoria do professor da USP Gilson Schwartz, com 24 horas de atividades em São Paulo - Foto: Arquivo pessoal

Para participar do evento é necessária uma inscrição prévia, tanto para os encontros presenciais quanto nos remotos. As diversas atividades que estão espalhadas pela programação também exigem inscrição. A participação dá direito a certificado e o registro pode ser feito até o dia 3 de maio pelo site do evento

Além dos debates, a maratona também marca o lançamento da UAIFAI (Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção), produto do projeto Quilombo Inteligente da Agência Universitária da Francofonia (AUF). A plataforma oferece cursos profissionalizantes na modalidade de aprendizagem imersiva em habitats audiovisuais inteligentes, com o apoio do Museu das Favelas e do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. As pessoas que participarem do evento terão um ano de acesso à plataforma.

A Noite das Ideias foi inspirada no conceito de “quilombagem” –  de acolher minorias perseguidas para se recompor socialmente através de práticas colaborativas da sociedade. Pautando interculturalidade, saúde e bem-estar, o evento faz parte de uma série de encontros que começou em 2016, em Paris, e desde então acontece em diferentes lugares do mundo para discutir desafios contemporâneos.

Programação

A programação foi divulgada pela organização, e contará com diversas atividades durante as 24 horas de evento. É possível escolher os workshops e atividades de interesse. Confira na programação:

• Das 14 às 18 horas.

Papo Reto e Atividades Diurnas no Museu das Favelas

Local: Sala dos Espelhos – Museu das Favelas

• Das 16 às 17 horas

MBA AI Mídias e Artes Digitais (em parceria com a Roteiraria)

Local: Sala dos Espelhos – Museu das Favelas

• Das 18 às 22 horas

Roda de Conversa e Atividades Noturnas

On-line

• Das 0 às 5 horas