Sem Mana Kfouri, a MPB perde uma de suas maiores pesquisadoras

A jornalista e radialista Maria Luíza Kfouri, que morreu no dia 3, colecionou e estudou discos e CDs por mais de seis décadas e criou o site Discos do Brasil

03/07/2023 - Publicado há 10 meses
Ao longo de mais de seis décadas, a jornalista e musicóloga Maria Luiza Kfouri montou um acervo de mais de sete mil discos e CDs- Foto: Reprodução Instituto Moreira Sales – IMS

A pesquisa da música popular brasileira não é tarefa simples nem tem um ponto final à vista, tantas são as nuances rítmicas, a quantidade de artistas a serem catalogados e estudados, as variações que o tempo imprimiu e continua imprimindo naquilo que se popularizou chamar de MPB. Nessa tarefa longe de ser de uma nota só, alguns nomes se sobressaíram. Um foi o de Zuza Homem de Mello (1933-2020). Outro o de Maria Luíza Kfouri – a Mana Kfouri, como familiares e amigos mais próximos a chamavam –, que morreu nesta segunda-feira, dia 3, vítima de câncer no pâncreas aos 69 anos. Jornalista de formação – era irmã do também jornalista Juca Kfouri – Maria Luíza  era uma apaixonada por música brasileira, uma colecionadora voraz de discos de MPB desde muito jovem. Foi justamente por causa dessa paixão de mais de seis décadas e do conhecimento adquirido que ela criou o site Discos do Brasil – “uma discografia brasileira”, como ela definia.

Em 2002, a musicóloga deu ao Instituto Moreira Salles a guarda de sua hemeroteca, formada pela coleção completa das revistas Áudio News e Música, por releases de artistas, scripts de programas de rádio e por aproximadamente cem pastas que contêm cerca de 25 mil artigos de jornais e revistas sobre temas ligados à MPB, cobrindo o período de 1968 até 2001. “A partir desse material, foram catalogados mais de 1.500 autores de matérias jornalísticas sobre a música brasileira, 1.700 músicos, grupos e instituições ligadas à música e 300 órgãos de comunicação que veicularam notícias sobre o tema. O conjunto está totalmente digitalizado”, informa o site do IMS. o acervo de mais de 7 mil títulos que a própria Maria Luíza catalogou em Discos do Brasil foi doado para o Centro de Memória da Música Popular (Cemupop) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Como radialista, Maria Luíza Kfouri foi coordenadora musical da Gazeta FM paulista em 1988, quando a emissora recebeu o prêmio de melhor programação musical da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Ela também foi diretora da Rádio Cultura AM de São Paulo entre 1989 e 1995 e, entre maio e setembro de 2016, foi colunista da Rádio USP – sua coluna chamava-se, justamente, “Discos do Brasil”. Ouça aqui as colunas que Mana Kfouri produziu para a Rádio USP.