Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Orquestra Sinfônica da USP está no Festival Sesc de Música de Câmara

De 9 a 26 deste mês, evento reúne grupos do Brasil e do exterior e inclui concertos e atividades educativas

 09/06/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Guilherme Castro

O 4º Festival Sesc de Música de Câmara começa nesta quinta-feira, 9, e se estende até o dia 26. Com curadoria de Claudia Toni – especialista em políticas públicas na área da cultura e assessora da Reitoria da USP -, em parceria com o pianista paulista Cristian Budu, o evento vai oferecer 34 concertos, que serão realizados em unidades do Sesc em São Paulo (Consolação e Vila Mariana), Guarulhos, Jundiaí e Sorocaba e em Ribeirão Preto e Mogi das Cruzes. A Catedral Evangélica de São Paulo sediará um concerto com a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp). Haverá também atividades educativas. A programação completa do evento está disponível abaixo e no site do Sesc.

No concerto na Catedral Evangélica de São Paulo, previsto para o dia 24, sexta-feira, às 19h30, com ingresso grátis, a Osusp será acompanhada pelos membros da Ocupação Cultural Jeholu, de São Paulo, e pelos Meninos Cantores de Hamburgo, na Alemanha, todos sob a regência do maestro titular desse conjunto alemão, o paulista Luiz de Godoy, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – como mostrou o Jornal da USP em matéria publicada em 2019 (leia aqui). Na apresentação, será executada a Missa de Santa Cecília, do padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), escrita em 1826. O mesmo concerto acontece em outras três ocasiões: no dia 23, quinta-feira, às 19 horas, na Catedral de Sant’Ana de Mogi das Cruzes (também grátis); no dia 25, sábado, às 19 horas, no Sesc Guarulhos; e no dia 26, domingo, às 16 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.

Outros grupos presentes no festival são o quinteto de sopros dinamarquês Carion, o conjunto de cordas Ilumina Music, o quarteto de violões Maogani, o Sampaensemble, o Quarteto Carlos Gomes, a Orquestra São Paulo Chamber Soloists e o conjunto Baderna Moderna.

A programação do 4º Festival Sesc de Música de Câmara - Fotos: Divulgação

Para a curadora Claudia Toni, o festival é uma forma de incentivar a produção de música feita por grupos menores, que historicamente não foram estimulados no Brasil, onde o consumo de música clássica sempre se deu, em sua maior parte, através das orquestras sinfônicas. “Nós não formamos um mercado para a música de câmara, como acontece em outros países”, destaca Claudia. 

A curadora acredita que é possível formar um público consumidor de música de câmara no Brasil. “Hoje os jovens são mais abertos a ouvir diferentes tipos de música”, diz. “O que falta é a oferta de mais variedade.”

Para ela, música de câmara não é uma arte adequada apenas para um certo tipo de ouvinte. “Ela é para todo mundo que se disponha a ouvir música sem preconceitos”, considera. “É uma música muito rica, com um grande repertório, que expande a nossa imaginação e nossa capacidade de abstração.”

Claudia Toni, curadora do evento, em parceria com o pianista Cristian Budu - Foto: Heloísa Bortz

O 4º Festival Sesc de Música de Câmara acontece de 9 a 26 de junho. A programação completa, os locais, o preço dos ingressos e mais informações estão disponíveis no site do Sesc.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.