Obra de Freud sobre psiquismo e sociedade é tema de curso

Ideias do criador da psicanálise serão discutidas no Centro Universitário Maria Antonia a partir de agosto

Por - Editorias: Cultura
  • 709
  •  
  •  
  •  
  •  
Fachada do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP oferece,
entre os dias 8 de agosto e 10 de outubro, o curso Leituras da Obra de Freud: Realidade Psíquica e suas Relações com o Socius, ministrado pela psicanalista Mara Selaibe, pesquisadora do Núcleo de estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Divididos em dois módulos, os encontros vão acontecer sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h.

A partir de sete textos escritos por Sigmund Freud (1856-1939), o curso se propõe a discutir a constituição do psiquismo no ser humano e suas relações com o socius – termo que a pesquisadora utiliza para se referir ao ambiente social -, do ponto de vista da psicanálise. Não se trata de uma aula convencional. A ideia é que os encontros sejam construídos com questões levantadas pelos próprios alunos ao lerem os textos.

No primeiro módulo, que vai de 8 de agosto a 5 de setembro, Selaibe vai abordar questões relacionadas à formação do psiquismo no indivíduo. “Existe um organismo quando nasce um humano, que precisa constituir um psiquismo. E esse psiquismo não vem pronto, vai sendo constituído nas relações”, explica a pesquisadora.

Cartaz de divulgação do curso Leituras da Obra de Freud – Imagem: Divulgação / Centro Universitário Maria Antonia via Facebook (Clique na imagem para ampliar)

.
O segundo módulo, ministrado entre 12 de setembro e 10 de outubro, é uma continuação do primeiro. Nele, assuntos como a religiosidade e o trabalho da cultura vão ser discutidos, assim como o papel da civilização na construção do psiquismo no ser humano.

 O curso não é destinado somente a psicanalistas, mas a qualquer um que se interesse pelo tema. De acordo com Selaibe, os encontros são oferecidos para quem quer compreender “o que a psicanálise oferece sobre a proposta de entendimento do humano dentro da construção socius”.

No final, o curso tenta responder a uma pegunta, como sintetiza a pesquisadora da USP: “Que homem é esse que a psicanálise entende que existe e é fundado nessas coordenadas, que leva em conta o biológico, o intrapsíquico, o intersubjetivo e o campo social de referência?”.

O custo do curso é de R$ 200,00. Descontos de 20% são oferecidos para estudantes e professores, de 40% para terceira idade, e ainda há um desconto especial para quem se inscrever nos dois módulos.

O curso Leituras da Obra de Freud: Realidade Psíquica e suas Relações com o Socius será realizado de 8 de agosto a 5 de setembro (módulo 1) e de 12 de setembro a 10 de outubro (módulo 2), sempre às quartas-feiras, das 14 às 16 horas, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP (Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, em São Paulo). A inscrição custa R$ 200,00 por módulo e pode ser feita pelo e-mail cursosma@usp.br

 

  • 709
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados