Maestrina cubana vai reger concerto da Orquestra Sinfônica da USP

Apresentação gratuita será neste sábado, dia 7, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo

 05/10/2023 - Publicado há 7 meses
Apresentação da Osusp (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo) no Anfiteatro Camargo Guarnieri – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

 

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre a agenda do mês de outubro de 2023 com dois novos concertos gratuitos. A próxima apresentação, pelo ciclo Esculpir o Tempo – Convidados Osusp, acontece neste sábado, dia 7, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, tendo como convidada a cubana Yeny Delgado na regência e solo do violista da Osusp Gabriel Marin. 

A maestrina cubana Yeny Delgado – Foto: Divulgação/Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

A programação traz Gonzalo Roig, com Cecilia Valdés: Preludio, Escena y Contradanza, Béla Bartók, com Concerto para Viola, Op. póstumo, e Emilie Mayer, com Sinfonia nº 4 em Si Menor.

Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma Appticket. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis, que serão doados a comunidades carentes do bairro do Butantã, em São Paulo, vizinho à Cidade Universitária.

No dia 21 de outubro, às 16 horas, a Osusp finaliza as apresentações do mês sob a regência do maestro Gil Jardim pelo ciclo Concertos da Torre do Relógio.

O público poderá conferir a interpretação das obras Flor de Tremembé, de Camargo Guarnieri, Sensemayá, de Silvestre Revueltas, Sinfonietta, de Astor Piazzolla, e La Création du Monde, Op. 81a, de Darius Milhaud.

Assista no link abaixo ao vídeo produzido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP com a maestrina cubana Yeny Delgado, que fala sobre o concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) neste sábado, dia 7, sob sua regência. O roteiro é de Elcio Silva e a captação de imagens e edição são de Karen Freiberger.

 

Música e informação

O ciclo Concertos da Torre do Relógio combina palestras de especialistas renomados com performances musicais de alta qualidade, unindo conhecimento e arte em debates que seguem formatos variados.

Com o tema Civilizações e Urbanismo, os convidados de 21 de outubro são os professores Eduardo Góes, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Raquel Rolnik, prefeita do campus da capital e docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências (IB), ambos da USP.

A mediação será feita pela professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) será neste sábado, dia 7, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos podem ser obtidos na plataforma Appticket.

* Texto de Elcio Silva, da assessoria de imprensa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.