Jacó Guinsburg é homenageado por seu legado na área teatral

Terceiro e último módulo do evento “100 Jacó: O Centenário de Jacó Guinsburg” acontece nesta quarta-feira, dia 21

 19/09/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Jacó Guinsburg (1921-2018): editor, tradutor, escritor e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP - Foto: Divulgação/ECA-USP

Jacó Guinsburg é homenageado por seu legado na área teatral

Terceiro e último módulo do evento 100 Jacó: O Centenário de Jacó Guinsburg acontece nesta quarta-feira, dia 21

 19/09/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Mariana Carneiro

Arte: Ana Júlia Maciel

Para celebrar a extensa produção artística e intelectual de Jacó Guinsburg — editor, tradutor, escritor e professor de teatro da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, morto em 2018 —, a Editora Perspectiva e o Sesc São Paulo promovem nesta quarta-feira, dia 21, às 19 horas, o terceiro e último módulo do evento 100 Jacó: O Centenário de Jacó Guinsburg. Na ocasião, o Teatro Anchieta do Sesc Consolação vai receber o público para três atividades com o tema “O Professor e Homem de Teatro”: o lançamento de um livro inédito traduzido por Jacó, uma roda de conversa com ex-alunos e pesquisadores e um ato cênico em homenagem ao seu legado na área teatral. As celebrações pelo centenário de Jacó Guinsburg tiveram início em setembro de 2021 – quando ele teria completado 100 anos -, conforme noticiou o Jornal da USP (leia aqui).  

Folheto de divulgação do evento 100 Jacó: o Centenário de Jacó Guinsburg – Foto: Divulgação/Sesc

Nascido 20 de setembro de 1921 na Bessarábia, atual território da Moldávia, Jacó mudou-se para o Brasil com apenas 3 anos de idade. Foi um amante de livros, e como tradutor trouxe ao Brasil obras de Descartes, Diderot, Platão e outros clássicos europeus. Em 1965 fundou a Editora Perspectiva, pela qual foi responsável pela edição de mais de 1.200 títulos.

“Inicialmente, seu objetivo era traduzir e editar a literatura iídiche — coleção de livros escritos por uma comunidade judaica dizimada no Holocausto, de importante contribuição cultural”, diz Gita Guinsburg, viúva de Jacó, que assumiu a direção da Perspectiva após a morte do marido e assina a curadoria dos três módulos do evento. Hoje preservada apenas entre grupos pequenos de falantes, a língua iídiche é fruto da combinação entre o alemão e o hebraico, e era utilizada no dia a dia de judeus do Leste Europeu. Jacó, de ascendência judaica, era fluente no idioma e produziu 13 obras sobre o assunto, entre elas Aventuras de uma Língua Errante (Perspectiva, 1996). O título, que foi reeditado e lançado no segundo módulo do evento 100 Jacó, em março passado, reúne ensaios sobre a literatura e o teatro iídiche.

Aventuras de uma Língua Errante, livro de Jacó Guinsburg que foi relançado em março passado, durante o segundo módulo do evento 100 Jacó: o Centenário de Jacó Guinsburg, traz ensaios sobre literatura e teatro iídiche – Foto: Reprodução/Editora Perspectiva

O livro A Obra de Arte Viva e Outros Textos, do suíço Adolphe Appia, com seleção e tradução de Jacó Guinsburg, será lançado nesta quarta-feira, durante o útlimo módulo do evento 100 Jacó: o Centenário de Jacó Guinsburg – Foto: Reprodução/Editora Perspectiva

O teatro também foi objeto de apreciação e pesquisa por parte do professor, que começou a ministrar aulas sobre crítica teatral em 1964 na Escola de Arte Dramática (EAD) da ECA. Poucos anos depois, em 1967, Jacó se tornou docente do então recém-criado Departamento de Artes Cênicas da ECA, onde permaneceu até sua aposentadoria, em 2001. “Seu modo de lecionar era muito diferente dos outros professores. Os alunos conversavam, debatiam, era uma aula dialógica”, conta Gita, também professora aposentada da USP, na área de matemática e física. 

Nesta quarta-feira, o público poderá conferir o lançamento do livro A Obra de Arte Viva e Outros Textos, do autor suíço Adolphe Appia (1862-1928), com seleção e tradução de Jacó. Em seguida, a roda de conversa Professor Jacó, mediada por Cibele Forjaz, reúne Ingrid Dormien Koudela, Edélcio Mostaço e João Roberto Faria — especialistas no teatro brasileiro contemporâneo, que foram alunos de Jacó na ECA — para um bate-papo sobre o legado do professor na educação. Por fim, será apresentado o ato Jacó, Presente!, idealizado por Abílio Tavares, ator, diretor e dramaturgo, também ex-aluno de Jacó, que assina a curadoria do evento com Gita Guinsburg. A apresentação integra, em seu elenco, várias gerações de estudantes do Departamento de Artes Cênicas da ECA.

O terceiro e último módulo do ciclo 100 Jacó: Centenário de Jacó Guinsburg acontece nesta quarta-feira, dia 21, às 19 horas, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Higienópolis-Mackenzie e Santa Cecília do Metrô). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site do Sesc São Paulo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.