Formação de diretores de escolas é o foco da Escola de Inverno

Evento da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP acontece de 24 a 28 de julho, com a realização de minicursos on-line gratuitos

 21/07/2023 - Publicado há 10 meses
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“Será uma oportunidade de olhar e trazer preocupações para que possamos gerar mais movimento na busca da educação de qualidade”, afirma o professor José Fernandes Lima, curador do evento, sobre a Escola de Inverno da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP – Foto: Pexels

 

Entre 24 e 28 de julho, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica promove a segunda edição da Escola de Inverno, com minicursos sobre o tema Gestão dos Sistemas de Ensino da Educação Básica. O evento é resultado de uma parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Ao longo dos cinco dias, serão realizados dez minicursos, no período da tarde e da noite.

O professor José Fernandes Lima: programa busca oferecer aos dirigentes de educação o necessário para ter um bom desempenho – Foto: Arquivo pessoal

“No Brasil, nós estamos em um processo de busca da melhoria da qualidade da educação e estamos fazendo algumas reformas nos nossos procedimentos há um tempo”, justifica o professor José Fernandes Lima, curador da programação. Em outros cursos, a cátedra tem trabalhado a formação de professores e a criação de cursos de licenciatura. Agora, o foco é na formação de diretores.

A preocupação do curador foi elaborar um programa que garanta a um dirigente de educação o necessário para ter um bom desempenho. “Ele precisa saber que a gestão escolar é diferenciada, precisa conhecer a legislação da educação brasileira, precisa saber como é feita a qualificação e a valorização dos trabalhadores da escola, precisa saber comunicar os interesses da escola para a comunidade”, elenca Lima. Para cada um dos temas, foi destinado um minicurso específico.

No primeiro dia do evento, dia 24, segunda-feira, às 16 horas, Lima e Luís Carlos de Menezes, professor do Instituto de Física da USP, vão debater as características da gestão educacional e como ela se diferencia da gestão administrativa comum. “A gestão comum se baseia na burocracia e no alcance de metas, enquanto o produto da gestão educacional é a mudança de mentalidade”, explica o curador.

No mesmo dia, às 19 horas, César Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), falará sobre a Lei do Fundeb e projetos de financiamento e incentivo através do ICMS. No dia seguinte, Francisco Aparecido Cordão, especialista em educação profissional, e Amin Aur vão discutir a Constituição Federal e outras normas que regulamentam a educação no País.

A programação completa da Escola de Inverno – Foto: Divulgação

No dia 25, terça-feira, às 16 horas, Francisco Aparecido Cordão, ex-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, e Amin Aur, consultor em educação, vão analisar as normas que orientam e regulamentam a educação brasileira. Às 19 horas, Nádia Fialho, doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Thereza Marcilio, mestre em Educação pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, abordarão a relação da universidade com a educação básica. Para Lima, o tema mais estratégico para o desenvolvimento do País é a educação básica. Por isso a universidade deve se aproximar dela. “A universidade precisa ter humildade e entender as dificuldades da educação básica se aproximando dela, levando suas especificações e ouvindo suas necessidades”, afirma o curador.

No dia 26, quarta-feira, às 16 horas, Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, vai tratar de parcerias com órgãos públicos para aprimoramento da qualidade de ensino. Depois dele, às 19 horas, Bernardete Gatti, integrante do comitê consultivo da cátedra, discute diretrizes para a formação de professores e diretores e planos de carreira.

Já no dia 27, quinta-feira, às 16 horas, Maria Cecília da Motta, mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS), vai debater a construção coletiva de um projeto de gestão. Às 19 horas, Maria Tereza Perez Soares, uma das coordenadoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), discutirá demandas afirmativas na escola e o uso de infraestrutura e tecnologia.

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No último dia de evento, dia 28, sexta-feira, às 16 horas, Nilson José Machado, da Faculdade de Educação da USP, vai tratar da qualidade da educação no País e seus valores definidores. “Uma educação de qualidade tem que ser capaz de atender a todas as pessoas, garantir uma estrutura que permita a permanência dos alunos na escola e o sucesso em sua trajetória e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e com menos preconceitos”, antecipa Lima sobre o tema a ser abordado por Machado.

Também no dia 28, às 19 horas, concluindo a série de minicursos, Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP, falará sobre como incorporar os saberes e interesses dos estudantes na gestão educacional. “Será uma oportunidade de olhar e trazer preocupações para que possamos gerar mais movimento na busca da educação de qualidade. A prática nesses moldes tem tudo para elevar a qualidade de vida do País”, acrescenta o curador sobre a Escola de Inverno da cátedra.

“Será uma oportunidade de olhar e trazer preocupações para que possamos gerar mais movimento na busca da educação de qualidade. A prática nesses moldes tem tudo para elevar a qualidade de vida do País”, acrescenta o curador sobre a Escola de Inverno da cátedra.

Imagem de divulgação da Escola de Inverno da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP – Foto: Divulgação

 

A Escola de Inverno da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP acontece de 24 a 28 de julho, das 16 às 18h30 e das 19 às 21h30, no canal da cátedra na plataforma Youtube. Não há necessidade de inscrição prévia. Os interessados em receber certificado de participação devem preencher formulário a ser enviado durante a transmissão do evento.

  • Sob supervisão de Roberto C. G. Castro

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