Em peça no Teatro da USP, Pagu faz balanço da sua vida

“Olhos Moles” será apresentada nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 19, 20 e 21, às 20 horas, na Cidade Universitária, com entrada grátis

19/09/2023 - Publicado há 8 meses
Detalhe do cartaz da peça Olhos Moles – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagem: Divulgação/Tusp

A peça Olhos Moles, que conta a história da jornalista, escritora e militante comunista Patrícia Galvão, a Pagu (1910-1962), será apresentada no Teatro da USP (Tusp), na Cidade Universitária, nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 19, 20 e 21, sempre às 20 horas, com entrada grátis. Na peça, Pagu é interpretada pela atriz Annete Moreira, ex-locutora da Rádio USP (93,7 MHz). “No espetáculo, o público vai ver não o mito Pagu, mas sim a mulher Patrícia Galvão, fazendo um balanço do que foi a vida dela”, afirma Annete, no boletim USP é Cultura, da Rádio USP (ouça a íntegra do boletim no link abaixo).

Patrícia Galvão, a Pagu – Foto: Domínio Público/Wikimedia Commons

Com 11 cenas, a peça é baseada nas cartas que Pagu escreveu para o filho, Kiko – apelido de infância do jornalista Geraldo Galvão Ferraz –  que teve do seu relacionamento com o também jornalista Geraldo Ferraz. “A peça vai mostrar também o trabalho da Pagu como jornalista, as transformações que ela experimentou através do teatro e da literatura e a sua paixão pelo mar”, cita Annete.

O nome da peça é inspirado num poema do escritor modernista Raul Bopp (1898-1984), que, num poema dedicado a Pagu, escreveu: “Pagu tem os olhos moles, os olhos de fazer doer. Bate cuco quando passa, coração passa a bater. Ê Pagu ê, dói porque é bom de fazer doer”. O nome literário pelo qual Patrícia Galvão passou a ser conhecida foi também criação de Raul Bopp.

Jornalista e escritora, Pagu foi uma mulher à frente do seu tempo – como destaca o texto de apresentação da peça, publicado no site do Tusp. “Gostava de pular muros e viver transgressões, amava o diferente, a aventura, as viagens, o teatro. Entregou-se aos seus ideais e paixões com força e coragem. Pagu representa um pouco de cada mulher, a profissional, a militante, a mãe. A peça mostra seus conflitos e dores e, principalmente, até que ponto ela lutou por um mundo melhor, com generosidade e determinação.”

Annete Moreira é formada em letras, teatro e jornalismo. Além de atuar como locutora, fez vários espetáculos no teatro e é engajada na causa e cultura indígenas. Com o diretor F. E. Kokocht (que divide a direção da peça com Gilda Vandenbrande), que tem ascendência indígena, encenou peças como A Lenda do GuaranáCurumim e Xamãs.

A peça Olhos Moles, com a atriz Annete Moreira, será exibida nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 19, 20 e 21, no Teatro da USP (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo).

Ouça no link abaixo o boletim USP é Cultura, da Rádio USP (93,7 MHz), sobre a peça Olhos Moles, em cartaz no Teatro da USP (Tusp), transmitido no dia 19 de setembro de 2023. A produção e a apresentação são da jornalista Heloisa Granito.

Logo da Rádio USP