Cátedra Alfredo Bosi promove minicurso e conferência nesta semana

Eventos on-line grátis terão como temas a convivência no contexto escolar e a formação de professores no Brasil

Publicado: 08/04/2024
Objetivo das atividades da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP é o desenvolvimento da educação no Brasil – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dois eventos serão realizados nesta semana pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP. Nesta terça-feira, dia 9, às 19 horas, acontece o minicurso Convivência Pedagógica na Educação Básica. Na quinta-feira, dia 11, às 9 horas, será apresentada a conferência A Formação de Professores no Brasil. Os dois eventos serão transmitidos ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Eles são gratuitos, sem necessidade de inscrição.

O minicurso terá a coordenação das professoras Maria Eliza Matosinho e Bernardete Gatti, da USP. O objetivo do encontro é trazer “reflexões sobre o significado teórico-metodológico dos conceitos de convivência e vivência compartilhada no contexto escolar a partir da problematização das necessidades da escola de educação básica”, de acordo com a ementa do minicurso. “São dois aspectos da vida humana – viver e conviver – que perpassam as práticas culturais e o trabalho pedagógico nas escolas e que começam a se mostrar mais fortemente nas discussões da área educacional.” Ainda de acordo com a ementa, trata-se de “diferentes abordagens, assim como há diferentes concepções sobre o ‘viver’ e o ‘conviver’. Esses processos são inerentes a todas as formas de organização social, e na educação escolar imbricam-se com os processos de ensino e de aprendizagem. Vivências e convivência estão presentes em toda relação educativa. Discutir concepções sobre a implicação desses processos na educação é o objetivo deste minicurso.”

Já a conferência será proferida pelo professor Renato Pedrosa, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nela, Pedrosa apresentará os dados mais recentes e a evolução na última década dos programas de licenciaturas oferecidos pelas instituições de ensino superior (IES) do País. “Os dados serão estratificados por unidades da federação e, no caso de São Paulo, por região imediata (microrregiões), por categoria administrativa das IES e por área de formação. Os dados do emprego dos professores serão comparados aos da formação, para buscar identificar os gargalos de formação, onde eles ocorrem e em que áreas”, como informa a cátedra.

O minicurso Convivência Pedagógica na Educação Básica, com as professoras Maria Eliza Matosinho e Bernardete Gatti , acontece nesta terça-feira, dia 9, das 19 às 21 horas, com transmissão pelo canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.

A conferência A Formação de Professores no Brasil, com o professor Renato Pedrosa, será nesta quinta-feira, dia 11, das 9 às 11 horas, com transmissão pelo canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.

Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.