Cartões-postais contam a história dos judeus na Grécia no século 20

Esse é o tema da palestra que o professor Gabriel Mordoch, dos Estados Unidos, vai fazer na USP no dia 1º, às 19h30, com entrada grátis

Publicado: 28/03/2024
Comunidade judaica sefardita em Salônica - Imagem: Reprodução/Biblioteca Nacional de Israel

A convite do Centro de Estudos Judaicos (CEJ) da USP, o professor Gabriel Mordoch, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, vai falar sobre a presença judaica sefardita na Grécia, em palestra a ser realizada no dia 1º, às 19h30, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Por meio da análise de 20 cartões-postais do início do século 20, Mordoch vai mostrar a influência dos judeus na cidade então chamada Salônica (atual Thessaloniki). A apresentação será feita pela professora Suzana Chwarts, da FFLCH.

Os cartões-postais fazem parte do acervo da Universidade de Michigan. No total, centenas de cartões-postais foram produzidos entre 1887 e 1917, publicados por vários editores. A biblioteca do Instituto Ben-Zvi, em Jerusalém, possui mais de 170 dessas imagens, disponibilizadas digitalmente na Biblioteca Nacional de Israel. Elas já foram objeto de estudo de pesquisadores para entender mais sobre como viviam os judeus sefarditas em Salônica.

A cidade era conhecida na época como “Jerusalém dos Balcãs” ou “Madre de Israel” devido à forte presença de instituições judaicas e do povo judeu, chegando a 90 mil habitantes. Governada pelo Império Otomano por quase cinco séculos, Salônica tinha como principal grupo étnico os judeus sefarditas.

Os judeus sefarditas foram expulsos da Península Ibérica no século 15. A perseguição dispersou-os pelo continente e muitos se estabeleceram no Império Otomano, onde havia maior tolerância religiosa. Em Salônica, eram falantes de ladino, ou “judeu-espanhol”, língua derivada do espanhol medieval.

Os cartões-postais caracterizam a cidade como um centro da diáspora judaica sefardita. A vida em Salônica é representada de maneira típica e idealizada: homens e mulheres passeiam pelas ruas, uma mãe com vestes tradicionais leva sua filha pela mão, trabalhadores como estivadores e vendedores de frutas. Também há cartões-postais de acontecimentos críticos da história de Salônica.  Em agosto de 1917, um incêndio abalou a cidade, e as imagens exibem a escala da destruição. Mordoch usa os retratos do passado para contextualizar a história dessa comunidade.

Atualmente, Mordoch atua no Frankel Center for Judaic Studies da Universidade de Michigan. É também o curador da Coleção em Estudos Judaicos da biblioteca da Universidade de Michigan, leciona ladino, edita o Guia de Investigação de Estudos Judaicos e contribui para o blog Beyond the Reading Room

A palestra A Salônica Judaica Através de Cartões-Postais Históricos, com o professor Gabriel Mordoch, será realizada no dia 1º, segunda-feira, às 19h30, na sala 8 do Prédio de Ciências Sociais e Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Entrada grátis. Não é preciso fazer inscrição. A palestra será ministrada em português.

Uma mulher judia sefardita - Imagem: Reprodução/Biblioteca Nacional de Israel
Salônica - Imagem: Reprodução/Biblioteca Nacional de Israel