Aula-concerto aborda o apogeu da música medieval

Segunda aula-concerto do ciclo “A Matemática dos Afetos” será nesta quinta-feira, no Centro Maria Antonia da USP

03/05/2023 - Publicado há 12 meses
Programação do ciclo A Matemática dos Afetos prevê aulas-concertos quinzenais ao longo deste ano – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Freepik e Wikimedia Commons

O Apogeu Medieval é o título da segunda aula-concerto do ciclo A Matemática dos Afetos: Um Painel da Música Medieval e Barroca, que será realizada nesta quinta-feira, dia 4, às 17 horas, no Centro Maria Antonia da USP. A aula-concerto será ministrada pelo Grupo de Pesquisa e Performance em Repertório Medieval (Gruppemm).

Aulas-concertos vão explorar 800 anos de história da música

Iniciado no dia 20 de abril, o ciclo inclui encontros quinzenais, ao longo deste ano, sobre a música barroca e medieval, como o Jornal da USP noticiou em matéria publicada no mês passado (leia neste link). O nome da série remete à organização do conhecimento na Idade Média, quando existiam dois grupos de disciplinas. O primeiro deles, Trivium, englobava a gramática, a lógica e a retórica e o segundo, Quadrivium, a aritmética, a geometria, a astronomia e a música. “A música era estudada como uma das ciências. Ela era a matemática e os afetos eram o que a música queria expressar”, explica o pianista Dante Pignatari, curador do ciclo.

A aula-concerto O Apogeu Medieval, do ciclo A Matemática dos Afetos: Um Painel da Música Medieval e Barroca, será realizada nesta quinta-feira, dia 4, às 17 horas, no Centro Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Santa Cecília e Higienópolis-Mackenzie do Metrô). Entrada grátis (retirada de senha com uma hora de antecedência na portaria do Centro Maria Antonia). Mais informações e a programação completa do primeiro semestre do ciclo estão disponíveis neste link.

Cartaz do ciclo A Matemática dos Afetos, com foto do Grupo de Pesquisa e Performance em Repertório Medieval (Gruppemm) – Imagem: Divulgação