ABCA premia grandes iniciativas e eventos culturais

Entrega do prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte acontece nesta terça-feira, dia 3, às 19 horas, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo

02/10/2023 - Publicado há 7 meses
Evento de premiação da ABCA, que acontece nesta terça-feira, dia 3, em São Paulo, vai homenagear pessoas e iniciativas que marcaram a cultura no Brasil entre 2019 e 2022 – Imagem: Divulgação/ABCA

As principais iniciativas e eventos culturais dos últimos anos no Brasil serão reconhecidos nesta terça-feira, dia 3, às 19 horas, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, durante a entrega do Prêmio ABCA, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Na ocasião, serão destacadas com a honraria 39 pessoas, exposições e instituições que marcaram o cenário cultural brasileiro de 2019 a 2022, entre elas as artistas e professoras da USP Ana Mae Barbosa, Annateresa Fabris e Carmela Gross. A jornalista Leila Kiyomura, repórter do Jornal da USP, também receberá o Prêmio ABCA, pela edição da revista Arte & Crítica, atualmente no número 67. Os ganhadores do prêmio receberão uma estatueta criada pela artista plástica Maria Bonomi.

Estatueta criada pela artista Maria Bonomi para ser entregue aos ganhadores do Prêmio ABCA – Foto: Divulgação/ABCA

As mostras Tarsila Popular, realizada em 2019 no Museu de Arte de São Paulo (Masp), e Raio Que o Parta: Ficções do Moderno no Brasil, exibida em 2022 no Sesc 24 de Maio, também em São Paulo, vão receber o prêmio de melhor exposição. O curador Cauê Alves, responsável pela exposição Burle Marx: Arte, Paisagem e Botânica, apresentada em 2019 no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (Mube), em São Paulo, e os sete organizadores da mostra Raio Que o Parta: Ficções do Moderno no Brasil serão outros destaques individuais da premiação.

Como reconhecimento pelo trabalho de preservação de documentação histórica, a ABCA vai premiar o Museu Bispo do Rosário, do Rio de Janeiro. O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, de Recife (PE), vai ser homenageado pela qualidade da sua programação. Também receberão o Prêmio ABCA a Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília (UnB), a Usina da Arte, de Água Preta (PE), e o Centro Cultural Sesi/Fiesp Ruth Cardoso, de São Paulo.

Haverá premiação também para destaques regionais. Os agraciados serão Mariza Mokarzel (Região Norte), Instituto Collaço Paulo (Região Sul), Glória Ferreira (Região Sudeste) – in memoriam -, Raul Córdula (Região Nordeste) e Helô Sanvoy (Região Oeste). Homenagens especiais serão conferidas aos pintores Fábio Luiz Pereira de Magalhães, Carlos Pasquetti (in memoriam) e João Evangelista Andrade Filho (in memoriam).

Confira a lista completa dos ganhadores do Prêmio ABCA 2019-2022 neste link.

A cerimônia de premiação da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) será realizada nesta terça-feira, dia 3, às 19 horas, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, em São Paulo). Entrada grátis.

À esquerda, a obra A Dança dos 25 Bichos no Jogo, de Franklin Cascaes, que foi exibida na exposição Raio Que o Parta: Ficções do Moderno no Brasil. À direita, o quadro Abaporu, 1928, na exposição Tarsila Popular – Imagens: Reprodução/Sesc 24 de Maio via Youtube e Marcos Santos/USP Imagens