Professor da USP lança livro sobre a relação entre Freud e o filósofo Ernst Mach

Leopoldo Fulgencio mostra a influência do pensador austríaco na obra do pai da psicanálise

 17/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 30/05/2016 as 16:05

No dia 23 de maio, segunda-feira, ocorre o lançamento do livro Mach & Freud – Influências e paráfrases, escrito pelo professor Leopoldo Fulgencio, do Instituto de Psicologia da USP. Nele, o professor demonstra a influência da epistemologia do filósofo austríaco Ernst Mach (1838-1936) na obra de Sigmund Freud.

Através da epistemologia de Mach – na qual conceitos e teorias empíricas e especulativas se articulam harmonicamente –, Fulgencio apresenta o pensamento de Freud sob um novo ângulo, preenchendo uma lacuna no campo da filosofia e da epistemologia da psicanálise no Brasil. O lançamento é da Editora Concern.

A apresentação acontece das 19h às 22h no Bar Balcão, na rua Dr. Melo Alves, 150, Cerqueira César, São Paulo (SP).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.