.
Revisão sistemática é um tipo de investigação que reúne e analisa estudos relevantes sobre um determinado tema para realizar uma revisão crítica e abrangente da literatura científica. Para que um pesquisador chegue ao final da revisão, é necessário que antes ele percorra dez passos fundamentais para a condução deste tipo de trabalho, que vão desde o planejamento, condução, análise até a sua conclusão.
Estas etapas estão apresentadas e profundamente descritas ao longo do livro Fundamentos das Revisões Sistemáticas em Odontologia, lançado no último dia 2 de setembro, durante a 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), no Expo Dom Pedro, em Campinas (interior de São Paulo).
A obra foi escrita por Heitor Marques Honório, professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, em parceria com Joel Ferreira Santiago Júnior, ex-aluno da FOB e hoje professor da Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru. A obra é destinada a pesquisadores da área de saúde envolvidos com a produção e publicação de artigos.
A obra também conta com capítulos que abordam a prática da revisão sistemática em diferentes áreas da odontologia e da saúde (cirurgia, dentística, endodontia, estomatologia e patologia oral, farmacologia, implantodontia, odontopediatria, ortodontia, prótese dentária, periodontia, radiologia e saúde coletiva).
Editado pela Quintessence Editora Brasil o livro conta também com a colaboração de 42 especialistas no assunto provenientes de universidades de todo o País, entre eles os professores da FOB José Roberto Pereira Lauris, Guilherme Janson, Ana Lúcia Álvares Capelozza e Roosevelt da Silva Bastos.
Mais informações: http://bit.ly/revisoes_sistematicas