Livro discute etapas da revisão sistemática em odontologia

Obra apresenta etapas necessárias para reunir e analisar criticamente textos de literatura científica

 05/09/2018 - Publicado há 6 anos
Livro é destinado a pesquisadores da área de saúde que trabalham com a produção e publicação de artigos que envolvem a revisão crítica de textos de literatura científica – Foto: Hermano Teixeira Machado/FORP

.

Capítulos do livro mostram revisão sistemática em diversas áreas da odontologia – Foto: Divulgação / Quintessence Editora Brasil (Clique na imagem para ampliar)

Revisão sistemática é um tipo de investigação que reúne e analisa estudos relevantes sobre um determinado tema para realizar uma revisão crítica e abrangente da literatura científica. Para que um pesquisador chegue ao final da revisão, é necessário que antes ele percorra dez passos fundamentais para a condução deste tipo de trabalho, que vão desde o planejamento, condução, análise até a sua conclusão.

Estas etapas estão apresentadas e profundamente descritas ao longo do livro Fundamentos das Revisões Sistemáticas em Odontologia, lançado no último dia 2 de setembro, durante a 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), no Expo Dom Pedro, em Campinas (interior de São Paulo).

A obra foi escrita por Heitor Marques Honório, professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, em parceria com Joel Ferreira Santiago Júnior, ex-aluno da FOB e hoje professor da Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru. A obra é destinada a pesquisadores da área de saúde envolvidos com a produção e publicação de artigos.

A obra também conta com capítulos que abordam a prática da revisão sistemática em diferentes áreas da odontologia e da saúde (cirurgia, dentística, endodontia, estomatologia e patologia oral, farmacologia, implantodontia, odontopediatria, ortodontia, prótese dentária, periodontia, radiologia e saúde coletiva).

Editado pela Quintessence Editora Brasil o livro conta também com a colaboração de 42 especialistas no assunto provenientes de universidades de todo o País, entre eles os professores da FOB José Roberto Pereira Lauris, Guilherme Janson, Ana Lúcia Álvares Capelozza e Roosevelt da Silva Bastos.

Mais informações: http://bit.ly/revisoes_sistematicas 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.