Assistente virtual vai orientar sobre covid-19 e trazer dados em tempo real sobre hospitais

Aplicativo deverá oferecer informações sobre sintomas e onde procurar auxílio médico, com foco no público com baixa escolaridade

 15/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 17/04/2020 as 16:35
Projeto conta com a participação de pesquisador do ICMC da USP – Foto: Pixabay

Um projeto desenvolvido por pesquisadores da USP em conjunto com especialistas de outras instituições públicas vai criar um Assistente Virtual para orientar a população brasileira sobre a covid-19. A tecnologia quer fornecer, de forma simples e acessível, informações sobre  sintomas, onde procurar auxílio, como hospitais e postos de saúde, além de abordar outros temas, como isolamento social. Outra funcionalidade importante será prover dados sobre movimentação e capacidade de hospitais e postos de saúde em tempo real.

“O Assistente Virtual deverá proporcionar esclarecimentos à população de forma humanizada e intuitiva e ter a habilidade de atender o público em geral usando atendimento via voz”, justificam seus criadores, um grupo formado por engenheiros e cientistas da computação. Na USP, a liderança do projeto é do professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Trata-se de um aplicativo com reconhecimento e geração de mensagens de voz com chatbot (um robô que interage por mensagens) para indicar, especialmente ao público com baixa escolaridade, qual o hospital mais próximo em que ele conseguirá atendimento mais rápido, com dados atualizados. É fornecida ainda a rota para este hospital usando imagens do Google Maps.

O projeto, em fase de ajustes, tem parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e conta com o apoio das empresas IDK, Loud Voice, e com tecnologias Google e AWS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.