Aplicativo de educação física desenvolvido na USP é inserido em programas educacionais de Portugal

O app “Meu Educativo” monitora os níveis de competência motora e auxilia no combate ao sedentarismo infantil. Cerca de 3 mil crianças estão sendo avaliadas na cidade de Matosinhos, Portugal

05/04/2022 - Publicado há 2 anos
Fotos: Freepik e Reprodução

Um aplicativo chamado Meu Educativo, desenvolvido em pesquisa de doutorado da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, acaba de ser inserido em todas as escolas públicas da cidade de Matosinhos, em Portugal, onde mais de três mil crianças estão sendo avaliadas nos domínios da competência motora durante as aulas de educação física escolar.

De acordo com Fernando Garbeloto dos Santos, criador do aplicativo e pesquisador do Laboratório de Comportamento Motor (Lacom) da EEFE, o aplicativo também será utilizado em um outro projeto que deve se iniciar ainda este ano em todas as escolas das nove ilhas da Região do Açores, também em Portugal. “Todo esse projeto vem sendo coordenado por um pesquisador da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, professor José António Ribeiro Maia, e por uma equipe de investigadores de diferentes países, que ainda inclui EUA e Canadá. Aqui pela EEFE, estamos eu e o professor Go Tani”, informa Garbeloto ao Jornal da USP. O Meu Educativo foi desenvolvido durante o doutorado de Garbeloto realizado na EEFE e na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), em Portugal.

Fernando Garbeloto – Foto: Reprodução

Segundo Garbeloto, no ano passado, além de já estar sendo utilizado em escolas brasileiras, o aplicativo foi inserido como uma das ferramentas de avaliação da competência motora em dois projetos de pesquisa para investigar os efeitos da covid no desempenho físico e motor de crianças portuguesas. “Esse projeto foi contemplado em primeiro lugar por duas agências europeias: a FCT [Fundação para a Ciência e a Tecnologia] e a Fundação LaCaixa, da Espanha”, destaca o pesquisador. O modelo definitivo do Meu Educativo foi concluído em agosto do ano passado e está sendo usado no projeto para auxiliar na avaliação das crianças portuguesas que estavam em isolamento e estão retornando às atividades escolares presenciais. O aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android. “Há licenças gratuitas [limitadas] para escolas públicas. Para as escolas particulares, o custo dependerá do número de alunos que serão atendidos”, explica Garbeloto.

Avaliando a competência motora

O Meu Educativo pode ser usado por profissionais de educação física, pais e alunos. “A principal utilidade da inovação é facilitar a avaliação da competência motora durante as aulas de educação física escolar, um dos maiores desafios para os professores hoje, e, assim, melhorar a prática, incentivo e orientação dos alunos”, descreve Garbeloto.

Em sua tese de doutorado, sob orientação do professor Go Tani, o pesquisador estudou o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, que são as mais importantes para o seguimento de uma vida ativa fisicamente. Elas são a base para a prática de exercícios mais complexos e dão sustentação para as modalidades esportivas e culturais que integram os indivíduos socialmente. De acordo com Garbeloto, o desenvolvimento dessas habilidades se dá com a prática, o incentivo e orientação adequados. Atualmente a escola é um dos poucos lugares em que crianças e adolescentes encontram esse conjunto de fatores, mais especificamente durante as aulas de educação física.

O método avaliativo, que levava cerca de 20 minutos por aluno, foi adaptado para ser compatível com a realidade das aulas de educação física nas escolas e foi sintetizado de forma prática e dinâmica no Meu Educativo. A tecnologia auxilia no planejamento de aulas voltadas ao aprimoramento das habilidades. “Em uma única aula, o professor consegue monitorar a competência motora de aproximadamente 30 alunos, criando um histórico do processo de desenvolvimento da criança, da educação infantil ao ensino médio, e com resultado automático, o professor pode mudar o conteúdo das aulas — se necessário — e ainda auxiliar os alunos que mais necessitam”, afirma.

O acesso à ferramenta também pode ser disponibilizado para os alunos e pais. Segundo Garbeloto, além da competência motora, é de extrema importância que os alunos aprimorem seus conhecimentos sobre os benefícios de uma vida ativa e questões culturais e históricas da cultura do movimento. “Por isso, o aplicativo traz a biblioteca digital, contendo resumos de artigos científicos que mostram informações sobre atividade física e saúde e sobre o contexto cultural e histórico da cultura do movimento. Para mais, o aplicativo traz uma seção chamada ‘Eventos esportivos’, onde são exibidos os eventos ligados à prática esportiva e espaços disponíveis para prática, como ciclofaixas. Ele também traz jogos e atividades não eletrônicos para a família e dicas de melhora da qualidade do movimento.”

Mais informações: telefone ou WhatsApp (11) 3738-6120; e-mail contato@educativoef.com.br. O site do aplicativo pode ser acessado através deste link www.meueducativo.com