Exposição traz desenhos em grafite de prédios da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

As obras são de Mario Castania, funcionário aposentado da FMRP, e podem ser visitadas de 15 de agosto a 18 de setembro no Prédio Central da FMRP

12/08/2022 - Publicado há 2 anos
Exposição Mario Castania
Uma das obras de Mario Castania – Imagem: Acervo pessoal

A Comissão de Cultura e Extensão e o Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promovem no dia 15 de agosto, às 17 horas, no Prédio Central da FMRP, o lançamento da exposição Mario Castania – Desenhos. A mostra traz desenhos de Mario Castania, funcionário aposentado da unidade, feitos com lápis de grafite dos prédios da FMRP.

Castania começou a vida profissional na Seção de Alunos no início da década de 1970. As principais funções envolviam fazer cópias de folhas de papel no mimeógrafo, ser inspetor dos alunos e apurar a frequência dos estudantes nas aulas. Além do trabalho, ele aproveitava o tempo livre e os intervalos para desenvolver o talento no desenho.

“As obras do Mario impressionaram o professor Afonso Luiz Ferreira, do Departamento de Morfologia, que atualmente é o Departamento de Biologia Celular e Molecular. Como o departamento precisava de um desenhista, ele foi convidado pelo professor para atuar como projetista com desenhos de anatomia, pranchas para aulas, gráficos, entre outros”, conta o professor Roberto do Nascimento Silva, que é curador da exposição.

A exposição, que é gratuita e aberta ao público, integra as ações de comemoração dos 70 anos da Unidade e será no Saguão do Prédio Central da FMRP, no campus da USP em Ribeirão Preto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até 16 de setembro.

Mais informações: ccex-fmrp@fmrp.usp.br ou (16) 3315-0695.