Entrevista com a humorista Scarlat Caluête é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (3/7)

Comediante se apresenta pela primeira vez em Ribeirão Preto neste sábado, às 20h, no Teatro Santarosa, com o show “Nunca Tive Nada Disso”

03/07/2023 - Publicado há 11 meses
A humorista Scarlat Caluête estreia em Ribeirão Preto neste sábado – Foto: Divulgação

Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (3/7) traz como destaque a entrevista com a humorista paraibana Scarlat Caluête, que estreia em Ribeirão Preto no sábado, às 20h, no Teatro Santarosa, com o espetáculo Nunca Tive Nada Disso. Scarlat comentou sobre sua carreira, que nasceu nas redes sociais, e sobre a expectativa para a apresentação. Os ingressos estão à venda neste link, por R$ 80,00 a inteira e R$ 40,00 a meia-entrada. O Teatro Santarosa fica na Praça Rotary Club, 325, na City Ribeirão.

Estão abertas as inscrições para o 7º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, que neste ano acontece entre os dias 18/8 e 6/9. São três editais: de grupos e espetáculos,  projetos contemplados em leis de incentivo e para quem deseja participar do grupo de jurados do festival. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas neste link. Os editais permanecem abertos até o dia 17/7. O evento terá uma mostra nacional e outra local, com cinco espetáculos selecionados em cada categoria. Podem se inscrever somente pessoas jurídicas, residentes em todo o território nacional, promotoras e representantes de companhias e grupos artísticos. O Festival Nacional de Teatro é uma realização da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.

A Casa Belas Artes de Cinema tem três filmes em cartaz. Às 14h, tem o iraniano Sem Ursos, dirigido por Jafar Panahi, que apresenta duas histórias paralelas de amor, em que os parceiros são frustrados por obstáculos ocultos inevitáveis. Às 16h, o espaço apresenta Tinnitus, de Gregório Graziosi, que mostra uma experiente atleta de saltos ornamentais que sofre de um forte zumbido no ouvido, o que interfere em sua carreira e a afasta das competições. Em seguida, às 19h, é a vez de O Último Ônibus, de Gillies MacKinnon. O filme apresenta um idoso viúvo que usa seu passe de ônibus gratuito para viajar ao outro lado do Reino Unido, onde ele e sua esposa moravam. Na bagagem, as cinzas do amor de sua vida. Os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada, com pagamento apenas em dinheiro. A Casa Belas Artes de Cinema fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

O tema de julho na Biblioteca Sinhá Junqueira é Memórias Literárias. A ideia é relacionar livros e HQs a determinadas épocas da vida, o que traz ao leitor saudades do que já viveu. São experiências, como sentimentos, acontecimentos e imagens, que podem ser criadas com a ajuda de obras literárias. O destaque da agenda deste mês no espaço é o Festival Literário de Inverno de Ribeirão Preto (Flirp), que acontece entre 22 e 29/7. Todos os meses, a Sinhá Junqueira escolhe um tema diferente para guiar sua programação. A biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

Últimos dias para visitar as exposições marp | tempo | paisagem e a Mostra do Programa Exposições 2023 do Marp. Programa Exposições traz obras de vários artistas de todos os cantos do Brasil. Já a exibição marp | tempo | paisagem faz parte da celebração dos 167 anos de Ribeirão Preto, e traz trabalhos de importantes nomes, como Bassano Vaccarini, Odilla Mestriner e Tony Miyasaka. Essas duas exposições acontecem no Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp) e vão até sexta-feira, com visitação livre para todos os públicos e gratuita, das 9h às 15h. O Marp fica na Rua Barão do Amazonas, 323, no Centro.

Também vai até sexta a exposição Casa da Memória Italiana e o morar paulista nos anos 20. O conjunto de obras reúne reproduções de desenhos e fotografias de moradias projetadas e construídas nos anos 20, em cidades do estado de São Paulo. A ideia é promover a reflexão sobre os modos de morar e seus diferentes significados. A visitação também é livre para todos os públicos e gratuita, mas precisa ser agendada neste link. A Casa da Memória Italiana fica na Rua Tibiriçá, 776, no Centro.

O Museu Casa de Portinari promove, a partir desta terça-feira, às 10h, diversas atividades voltadas ao público infantil, que vive período de férias escolares. É o projeto Férias no Museu, que traz uma programação repleta de brincadeiras, desde pular corda até leitura e desenho livre, nos jardins do museu. A participação é gratuita. O Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.