Livraria virtual da Editora da USP oferece obras do selo Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Os títulos, sobre assuntos ligados à literatura, história e cultura do Brasil, contam com descontos que variam de 20% a 50%

 Publicado: 10/07/2024
Por
Publicações BBM à venda na livraria virtual da Edusp – Fotomontagem: Feliza Santos/BBM-USP

 

Os livros das Publicações BBM estão disponíveis para compra na livraria virtual da Editora da USP (Edusp) desde o começo do mês. Antes disso, eles só podiam ser adquiridos de forma presencial na Livraria João Alexandre Barbosa, localizada no Espaço Brasiliana.

No momento, 27 obras podem ser encontradas pelo público. Os títulos versam sobre assuntos ligados à literatura, história e cultura do Brasil.

Dois críticos literários e Professores Eméritos do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP foram homenageados em obras das Publicações BBM. O primeiro é Antonio Candido – Afeto e Convicção (2021), fruto de um seminário realizado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em 2018, em razão do centenário dele (1918-2017); e o segundo, Palavras para Walnice (2023).

Na literatura, encontram-se ainda Livros Infantis Velhos e Esquecidos (2021) e Primeiras Edições de Machado de Assis na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2022).

A Semana de Arte Moderna de 1922 é destaque em três obras publicadas no ano do seu centenário: Semana de Vinte e Dois: Olhares Críticos, Releituras do Modernismo: O Legado de 1922 na Cultura Brasileira; Modernismo – O Lado Oposto e Outros Lados e Dilema Cosmopolita versus Nacional nas Vanguardas Latino-Americanas.

Outra data celebrada no ano de 2022, a Independência do Brasil, também tem publicações, duas delas foram feitas durante o bicentenário. Politização do Tempo: Temporalização dos Discursos Políticos no Processo de Independência do Brasil e No Calidoscópio da Diplomacia: Formação da Monarquia Constitucional e Reconhecimento da Independência e do Império do Brasil de 1822 a 1827. E, em 2023, foi a vez de Independência: Memória e Historiografia.

Por ser um selo ligado à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), não poderia faltar entre as Publicações BBM livros relacionados ao mundo das bibliotecas como As Bibliotecas de Maria Bonomi (2017), e sobre um dos donos do acervo que hoje pertencente à BBM: Rubens Borba de Moraes: Anotações de um Bibliófilo (2017), O Bibliófilo Aprendiz (2018) e Cartas de Rubens Borba de Moraes ao Livreiro Português António Tavares de Carvalho (2018).

Descontos

As políticas de desconto dos livros das Publicações BBM são as mesmas que estão em vigor para as obras da Edusp. É necessário apenas fazer um cadastro na loja virtual da editora para obter os seguintes descontos, de acordo com o perfil do público:

Comunidade USP: docentes, discentes e servidores possuem 50% de desconto, aplicados sobre o preço de capa de cada obra;

Professores: docentes de quaisquer outras esferas (pública e privada) que comprovem a docência, possuem acesso a um desconto diferenciado de 40%;

Autores e tradutores: profissionais vinculados e contratados pela Edusp para este fim, possuem 50% para aquisição exclusivamente de suas obras

Clientes e leitores: para o público em geral, o e-commerce da Edusp oferece um desconto padrão de 20%. E apenas para esta categoria não é necessário o cadastro na loja virtual.

Esses descontos se estendem também às livrarias físicas da Edusp, assim como às feiras e eventos com a participação direta da editora.

Publicações BBM

As publicações da BBM foram iniciadas em 2017, desde então mais de 30 livros foram lançados. As obras expõem trabalhos realizados por pesquisadores vinculados à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que utilizam o material do acervo da biblioteca para desenvolver seus estudos.

Segundo a equipe responsável pelo setor, o objetivo é movimentar e dar visibilidade ao conhecimento contido na biblioteca por meio da difusão das pesquisas nela desenvolvidas. Como resultado desse trabalho, o leitor passa a ter acesso a edições de obras raras e pesquisas inéditas.

Os livros podem ser encontrados diretamente na livraria virtual da Edusp.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.