“Alfabeto da Reta” mostra diálogos tecnológicos no mundo contemporâneo

Exposição de Edith Derdyk problematiza a combinação entre atividade fabril e artesanal

Publicado: 04/07/2024

Na terça, 25 de junho, a partir das 18 horas, o Centro MariAntonia inaugura a exposição Alfabeto da Reta, de Edith Derdyk. Com entrada gratuita, pode ser visitada de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas.

A artista visual traz a exposição Alfabeto da Reta, com texto crítico de Sylvia Werneck, que tem como ponto de partida uma pesquisa sobre a geometria descritiva desenvolvida por Gaspard Monge no final do século 18: um sistema de desenho projetivo que embasou o desenho técnico para efeito da produção industrial, provocando um impacto no desenvolvimento tecnológico na época da Revolução Industrial, por facilitar a visualização de objetos fabricados e sua sistematização.

Derdyk especula sobre os métodos de representação de operações gráficas maquínicas, frutos da abstração mental calcada na observação do real, facilitando a reprodução massiva de objetos industriais e a produção dos artefatos e suas problematizações com o tempo da costura manual e artesanal, estabelecendo uma conversa entre a atividade artesanal fabril e atividade industrial febril.

A exposição também alude, por decorrência, ao uso das fontes de energia primária que sustentam os modos de produção industrial, refletindo sobre a intensa exploração dos recursos naturais. A presença do carvão – fóssil antigo e fonte de energia não renovável, o motor da produção industrial de nossa história civilizatória – sinaliza a problemática das fontes de energia naturais.

Até 15 de setembro, está prevista uma programação paralela com uma ativação do grupo Bookscapes, da qual a artista faz parte, uma roda de conversa, uma visita guiada e o lançamento de um livro.

Quem são

Edith Derdyk é artista visual e escritora, realizando exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna – SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Centro Cultural Banco do Brasil – RJ; Museu de Arte de São Paulo; Centro Cultural São Paulo; Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Portugal, França, Suécia). Recebeu prêmios, bolsas e residências no Brasil e no exterior em literatura e artes visuais.

Sylvia Werneck é crítica de arte, curadora independente, pesquisadora e professora, especializada em arte contemporânea, sobretudo da América Latina. É membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte (ABCA e AICA), correspondente da Revista Artnexus e colunista da Revista Babel. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie, tem especialização em Estudos de Museus de Arte, mestrado em Estética e História da Arte e doutorado em Integração da América Latina, todos pela USP. Faz curadorias em museus e espaços culturais desde 2008, foi professora universitária e parecerista de diferentes editais e projetos de artes visuais, ministra cursos livres e conduz mentorias para artistas em instituições e espaços culturais independentes. Integra o corpo curatorial do Lux Espaço de Arte, escreve independentemente para diferentes publicações e assina textos em catálogos de exposições. Atua como parecerista de revistas acadêmicas e participa de júris de premiações, seminários e congressos.

Exposição Alfabeto da Reta, de Edith Derdyk

Abertura – 25 de junho a partir das 18 horas

Onde | Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco

Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)