Trabalho de combate ao álcool e às drogas no HU conta com colaboração de ex-fumantes

João Paulo Lotufo reforça a importância do trabalho com a prevenção junto a crianças e a distribuição de livretos gratuitos no hospital

 Publicado: 15/07/2024

Logo da Rádio USP
Nesta semana, João Paulo Lotufo comenta sobre coisas interessantes que acontecem junto ao grupo antitabágico do Hospital Universitário (HU) da USP. “Nós temos um senhor que frequenta o grupo e ele está sem fumar há muitos anos, mas ele vem toda semana, na terça-feira, às 8 horas da manhã,  para contar para o pessoal que ele conseguiu parar de fumar de uma vez só. Temos outro parceiro que há 12 anos parou de fumar conosco e ele está vindo atualmente ao grupo novamente, não porque tem risco de voltar a fumar, mas porque ele quer contar para todo mundo que ele está 12 anos sem fumar.”
Lotufo destaca a participação desse grupo antitabágico do HU no combate ao cigarro. “Ele funciona desde o ano 2000 e é o grupo mais antigo do hospital. Junto com ele veio também o trabalho do Dr. Bartô, que na verdade surgiu mais ou menos na mesma época.” Também ressalta a importância do trabalho de prevenção, assim como são importantes os livretos que são distribuídos nas consultas do HU. “Esses livretos são patrocinados por nós mesmos e o grupo antitabágico funciona só por persistência da equipe que trabalha com isso.”
O médico reforça também o trabalho que deve ser feito com as crianças. “É ali que a gente tem que atuar, na prevenção, para que elas não entrem nas drogas. A droga vai estar cada vez mais perto de nós e a prevenção é que vai fazer com o seu filho não entre nas drogas.”
Muitos desses materiais distribuídos nas consultas do HU também estão disponíveis no site www.drbarto.com.br.

Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.