Será que tomar probióticos ajuda na saúde intestinal?

A publicidade alardeia o benefício, para qualquer pessoa, de tomar probióticos. Mas a ciência tem mostrado que não é bem assim

 26/09/2018 - Publicado há 6 anos

Nesta edição de Decodificando o DNA, Mayana Zatz apresenta o que as novas evidências científicas têm mostrado sobre o efeito do  consumo dos chamados probióticos na microbiota (conjunto de micróbios que convivem harmonicamente em nosso organismo) intestinal. Resultados de pesquisas recentes apontam cada vez mais para a influência do fator individual, em particular do perfil genético de cada pessoa, na composição da sua microbiota, o que também interfere nos efeitos que os probióticos farão em seu organismo. Em muitos casos, o consumo indiscriminado desses produtos pode ser até prejudicial.

Ouça a professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP clicando no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.