O rádio no Estado de São Paulo

“Os anos 1930 foram de grande explosão para as emissoras de rádio no Brasil”, descreve o professor e pesquisador Antonio Adami, doutor em Semiótica e

 15/09/2022 - Publicado há 2 anos
Logo da Rádio USP

“Os anos 1930 foram de grande explosão para as emissoras de rádio no Brasil”, descreve o professor e pesquisador Antonio Adami, doutor em Semiótica e Linguística pela USP. No Estado de São Paulo, o rádio expandiu da capital para o interior, em cidades como Campinas, Jaú e Sorocaba. O alcance do rádio nessa região deu-se porque o aparelho do rádio é “barato e eficaz”, além da configuração do rádio na transição do amadorismo nos anos 1920 para um estilo comercial nos anos 1940. Adami explica: “Tem bastante diferença na linguagem e na postura, tudo é mais profissional”.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.