Proporção de mães paulistas cresce no Estado de São Paulo

Crescimento do índice de mães paulistas expõe queda na migração de mulheres em idade fértil para São Paulo nas últimas decadas

 24/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 31/07/2023 as 10:39
Por

Regiões como Itapeva, Marília e Registro registraram que mais de 90% das mães eram paulistas – Foto: Freepik
Logo da Rádio USP

Mais de 77% das mulheres que foram mães em São Paulo, em 2021, eram naturais do Estado. É o que revela o estudo Naturalidade das mães em 2021, da Fundação Seade, com base nas estatísticas do Registro Civil. A proporção cresceu em comparação com os dados de 2010, quando 72,9% das mães eram naturais do Estado. A porcentagem sinaliza, indiretamente, a queda na migração de mulheres em idade fértil para São Paulo, que foi muito expressiva em décadas anteriores.

Entre as mães de 2021 nascidas em outros Estados, as baianas, mineiras, pernambucanas, alagoanas e paranaenses aparecem em maior número. Regiões como Itapeva, Marília e Registro registraram que mais de 90% das mães eram paulistas, enquanto as não naturais são, em maior parte, do Paraná. Por outro lado, a Região Metropolitana e as regiões de Campinas e Ribeirão Preto apresentaram os menores índices de naturalidade de mães paulistas. 

Oito mil mães, ou 1,5% do total, são estrangeiras. O número é três vezes maior do que o registrado em 2010. A maior parcela corresponde às bolivianas, cujo número duplicou no período. Em seguida, aparecem as haitianas (17,6%) e venezuelanas (5,1%), que quase não apareciam nos dados da década anterior. As chinesas tiveram sua participação reduzida de 9,8% para 3,4%.

Boletim Panorama Paulista é uma parceria Rádio USP e a Fundação Seade
Produção: Paulo Emira
Co-produção - Cinderela Caldeira, Tulio Shiraishi, Julia Estanislau
Edição - Rádio USP
Mensalmente, quarta-feira, 8h35
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br/atualiadades, ou nos principais agregadores de podcast


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.