No Brasil, desrespeito às leis de trânsito é a regra

O carro é uma arma e pode matar, diz o professor Carlos Maluf, da Faculdade de Direito

 28/11/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP
Foto: Cecília Bastos/Usp Imagens

Diariamente somos surpreendidos com acidentes de trânsito, seja nas ruas da cidade ou nas estradas, envolvendo caminhões, carros, motos e até bicicletas e patinetes. Muitos deles deixam pessoas feridas ou mortas. O Brasil não enfrenta problemas com a falta de leis, muito pelo contrário, elas existem e datam do século passado, com o primeiro Código Nacional de Trânsito, em 1941. Desde então, o código foi passando por atualizações e mudanças ao longo do tempo.

De acordo com Carlos Alberto Dábus Maluf, professor titular do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o problema no Brasil não é a regulação do trânsito, mas a falta de educação, o desrespeito no cumprimento das regras. O especialista conversou com a repórter Sandra Capomaccio sobre o assunto. Acompanhe pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.