Legado de Stephen Hawking vai da física ao bom humor

Além de físico brilhante, Hawking tornou-se celebridade mundial ao dedicar esforços à popularização da ciência

 22/03/2018 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 23/03/2018 às 12:55

Logo da Rádio USP

Na nova edição de Ciência e Cientistas o físico Paulo Nussenzveig, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física (IF) da USP, comenta sobre o legado do pesquisador britânico Stephen Hawking, que faleceu recentemente, aos 76 anos de idade.

“Ele (Hawking) deu grandes contribuições à física, já nos anos 1960 e 1970, quando, com Roger Penrose e outros, tratou de singularidades em soluções das equações de Einstein da Teoria da Relatividade Geral”, abre Nussenzveig ao ressaltar como seus trabalhos corroboraram a ideia, desenvolvida desde os anos 1920, de que o Universo se originou numa grande explosão, o big-bang, e deram impulso fundamental ao estudo da sua evolução.

Além disso, o físico tornou-se uma celebridade mundial ao dedicar grandes esforços a popularizar a ciência e por desvendar os mistérios do Universo.

Ouça mais no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.