Identificado novo subtipo de demência semelhante à doença de Alzheimer

Um em cada quatro casos de pessoas acima de 85 anos diagnosticados com Alzheimer apresenta novo subtipo

 07/05/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Minuto do Cérebro desta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre a identificação de um novo tipo de demência, semelhante à doença de Alzheimer, chamado Late (do inglês, Limbic-predominant Age-related TDP-43 Encephalopathy), que significa Encefalopatia Relacionada à Idade, em um estudo que foi divulgado pela revista Brain.

Pontes Neto conta que os pacientes que sofrem desse subtipo de Alzheimer apresentam sintomas clinicamente semelhantes, que seriam: declínio mental, dificuldade em pensar, compreender e o esquecimento.

Os tratamentos, no entanto, não seriam os mesmos utilizados em casos de Alzheimer, mas métodos de abordagem mais específicos; assim é necessário  fomentar mais pesquisas e estudos na área, o que ajudaria a solucionar os problemas de ambas as doenças.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Minuto do Cérebro.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.