Conferência da ONU promove lideranças jovens em prol do desenvolvimento sustentável

Aluna da Faculdade de Direito, Ana Isabel Seccacci Resch fez parte da delegação brasileira na 27ª edição do evento, em Nova York

 10/10/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: freepick
Logo da Rádio USP

Jovens de 60 nacionalidades distintas reúnem-se anualmente na conferência Assembleia da Juventude (The Youth Assembly) para a formação de líderes diplomáticos interessados em um mundo ecologicamente equilibrado. Esta meta se estabelece com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a agenda 2030 – metas globais até 2030 para um modo de vida benéfico ao meio ambiente. Após a suspensão do evento devido à pandemia, neste ano a delegação brasileira foi composta de 15 pessoas de diferentes partes do País.

O evento engloba painéis, discussões, mesas-redondas e workshops sobre os 17 Objetivos durante três dias, segundo Ana Isabel Seccacci Resch, aluna da Faculdade de Direito (FD) da USP e representante do Brasil na Assembleia da Juventude. De mudanças climáticas à capacitação de liderança, o aprendizado “é realmente um divisor de águas para quem se interessa pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da organização e quer atuar na diplomacia em prol deles”, explica a aluna.

A diferença no mundo

Ana Isabel Seccacci Resch – Foto: Reprodução/ Youtube

Além disso, a participação na conferência exige a vontade de fazer a diferença no mundo e a Universidade proporciona a prática desse pensamento coletivo. “Na USP, em geral, a gente tem essa consciência de devolver para a sociedade o que a gente aprende na faculdade, fazer essa contribuição”, comenta ela. 

Além disso, a representante relembra um tema impactante na sua ida à assembleia, o de “não deixar ninguém para trás”. Seja por diferentes vivências ou perspectivas do mundo, a aluna reforça que as gerações mais velhas têm muito a contribuir: “A gente precisa ouvir porque temos muito a aprender com as gerações passadas e não podemos deixar ninguém para trás no processo de mudar o mundo”. Embora a tomada de decisões seja, cada vez mais, focada nos jovens, ela destaca a importância do trabalho em conjunto para um futuro melhor.

A participação do Brasil

Durante as suas conversas com representantes de múltiplas nacionalidades, Ana Isabel afirma ter concluído que “ a representatividade do Brasil nesses ambientes tem muito a crescer ainda”. Diante dessa percepção, ela diz ter determinado como sua missão pessoal levar mais brasileiros para a conferência: “A gente tem muito para mostrar para o mundo”. 

Apesar de o evento ser pouco divulgado, a aluna procura ajudar quem está interessado em participar. Para isso, ela conta o diferencial sobre o processo seletivo, um formulário no site da Assembleia da Juventude: “Você tem que comprovar algum envolvimento com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”. Algumas questões pertinentes devem ser respondidas também: “O que você está fazendo atualmente para o desenvolvimento sustentável? O que você planeja fazer após a assembleia? O que você quer aprender na assembleia?”. Desse modo, ela visa a inspirar outras jovens lideranças a construir o desenvolvimento sustentável do planeta.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.