USP celebra Dia Mundial da Alimentação com oficinas, feira colaborativa e debates

Nos dias 17 e 18 de outubro, evento gratuito e aberto ao público organizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP propõe discussões políticas e sociais sobre alimentação, além de feira agroecológica e oficina na horta comunitária 

 13/10/2022 - Publicado há 2 anos
Roda de conversa no Dia Mundial da Alimentação na FSP
Roda de conversa no Dia Mundial da Alimentação na FSP – Foto: Reprodução/Instagram

.
São 828 milhões de pessoas afetadas pela fome ou insegurança alimentar ao redor do mundo, conforme constata o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, é um chamado para a sociedade agir e refletir sobre essa realidade. A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP é uma das instituições que lembram a data: durante os dias 17 e 18 de outubro será realizado um evento aberto e gratuito, que discutirá diversas temáticas relacionadas à alimentação. As inscrições para cada atividade podem ser acessadas neste link

Ao indicar pautas como justiça e soberania alimentar, sustentabilidade, acessibilidade e consumo responsável, o debate proposto pelo encontro confere um caráter social e político à alimentação. Dentre as atividades da programação, serão realizadas práticas artísticas, mesas temáticas, uma feira colaborativa e oficina na horta da FSP. Confira a programação completa e os locais de cada atividade clicando aqui.                                   

No primeiro dia, as atividades começam às 14 horas e terminam às 18 horas; no segundo, irão das 9 às 21 horas. O encontro é totalmente gratuito e haverá emissão de certificado para o público presente. Para participar, é necessário realizar as inscrições para as atividades desejadas por meio deste link. Mais informações estão disponíveis no Instagram do evento e no site da FSP. 

Também será realizada, entre os dias 17 e 21 de outubro, uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, tampinhas plásticas e lacres de latinhas. As doações recebidas serão destinadas às seguintes iniciativas: Tampinha Legal, que realiza a entrega das tampinhas limpas a recicladores, Projeto Estilo 4 Patas, que custeia cuidados a animais necessitados, e Pessoas do Bem, que monta cestas básicas para moradores de rua e famílias de baixa renda. Os produtos serão recolhidos no saguão do prédio principal da FSP. 

Confira o vídeo do Dia Mundial da Alimentação realizado em 2021 na FSP. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.