Como a engenharia pode contribuir com estratégias voltadas à sociedade

Esse será um dos temas em debate durante o primeiro encontro de extensão da Poli, nesta segunda-feira, sobre o qual fala o professor Wilson Iramina

22/10/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 28/10/2021 as 14:19
O ventilador pulmonar Inspire, para tratar pacientes com covid-19, é  fruto de parceria entre a Escola Politécnica e a Escola de Engenharia da Marinha – Foto: Erika Yamamoto
Logo da Rádio USP

A Escola Politécnica da USP vai debater, em seu primeiro encontro de extensão,  o papel da engenharia na criação de estratégias voltadas à sociedade, em evento que vai acontecer nesta segunda-feira (25), a partir das 14h00, em formato totalmente online e com transmissão via youtube. De acordo com o professor Wilson Iramina, da Poli, esse evento surgiu a partir de discussões ocorridas durante o processo de avaliação para progressão da carreira dos docentes, ao mesmo tempo em que se buscava valorizar as atividades de extensão universitária e mostrar para a sociedade como a USP e a Poli “estão trabalhando para que o conhecimento possa chegar à sociedade”. O Inspire – respirador de baixo custo desenvolvido em parceria pela Poli durante a crise de covid-19 e gerado durante um projeto de extensão  – é um exemplo desse diálogo entre a Universidade e a sociedade. Além desse, Iramina destaca um estudo sobre a eficiência das máscaras como barreira para evitar o contágio pelo coronavírus. Mas é claro que existem muitos outros projetos já concluídos, assim como estudos atualmente em desenvolvimento.

A engenharia enfrenta hoje muitos desafios, que exigem interdisciplinaridade, a integração com outras áreas do conhecimento humano e o desenvolvimento de outras habilidades pelo profissional, a fim de que possa se adequar ao perfil que a sociedade busca. “E também ele precisa complementar a sua formação em outras áreas, como, por exemplo, Humanidades, porque isso vai fazer parte da formação do engenheiro como cidadão”, observa Iramina.

O evento A engenharia na academia e a formação do engenheiro destina-se não só a professores, alunos de graduação e pós-graduação da Escola Politécnica, mas também ao público em geral. “Já que é um evento de extensão, a gente precisa compartilhar isso também”, diz Iramina. Mas ele lembra que esse é apenas o primeiro encontro de outros que virão. A abertura ficará por conta de Luiz Bevilacqua – atual professor emérito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que também ocupou os cargos de presidente da Agência Espacial Brasileira e secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia -, após a qual o evento prosseguirá com dois painéis com temáticas específicas. Outras informações podem ser obtidas no site da Escola Politécnica.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.