Mobilidade urbana mais sustentável pode melhorar qualidade de vida

O professor Flávio Guilherme Vaz de Almeida comenta experimentos com o uso de materiais recicláveis para a pavimentação asfáltica e estudos sobre a permeabilidade do solo

 02/09/2022 - Publicado há 2 anos
Um dos projetos da Poli  visa à otimização do uso semafórico – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Logo da Rádio USP

O crescimento das cidades traz à tona problemas diversos, um deles o da mobilidade. A ampliação das vias asfaltadas, a poluição causada pelos automóveis e a qualidade de vida são todos aspectos diretamente afetados pelos meios de transporte. Sobre esse assunto, fala o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Escola Politécnica, Flávio Vaz de Almeida, sobre a importância das pesquisas desenvolvidas nessa área. 

“Fazemos pesquisa na área de ITS, que é um sistema de inteligência de transportes, que é otimização semafórica, otimização do fluxo de pessoas em terminais, tecnologia aplicada às vias, no sentido de otimizar o fluxo de veículos”, diz o professor. Também destaca a importância da sustentabilidade na mobilidade urbana, por meio de experimentos com o uso de materiais recicláveis para a pavimentação asfáltica e estudos sobre a permeabilidade do solo.

Flávio Guilherme Vaz de Almeida
– Foto: researchgate

A melhoria da qualidade de vida, por sua vez, está diretamente relacionada à melhoria da mobilidade urbana: “Nós estamos com um projeto na escola que visa à otimização do uso semafórico. Há estudos que apontam que isso pode melhorar em até 10% o trânsito da cidade”, afirma Almeida. “Nós atuamos nessas diferentes linhas de pesquisa no sentido de sempre trazer mais segurança, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, que eu acho que é o que a gente pode contribuir no que diz respeito à engenharia dos transportes e que torna a vida do cidadão melhor”, conclui. 

Curso de pós-graduação e mestrado 

Os programas de pós-graduação e mestrado em Engenharia de Transportes da Escola Politécnica existem há mais de três décadas e oferecem um ensino misto entre conhecimento científico e aplicação prática. Estudos sobre diferentes revestimentos asfálticos estão sendo feitos no próprio estacionamento da Escola Politécnica. “Há sempre uma proximidade muito grande dos desafios reais que a gente encontra numa cidade como São Paulo”, destaca o professor. 

 As pesquisas e metodologias desenvolvidas são subdivididas em áreas, como informações espaciais, relacionadas à cartografia, e planejamento, operação e infraestrutura de transportes, com foco na logística e mobilidade urbana. 

As inscrições para  o programa de pós-graduação vão do dia 1º de setembro a 31 de outubro e podem ser feitas pelo site www.ptr.poli.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.