O professor Pedro Dallari fala esta semana de Cidadania e do Dia Internacional da Mulher. O Dia da Mulher ocorreu, como todos sabem, na última sexta feira, 8 de março. Esta data está no calendário da ONU desde 1975 e faz alusão a um evento de 1917, na Rússia, quando houve uma grande manifestação de mulheres contra o custo de vida e o desemprego, num momento delicado da vida russa, que vivia a 1ª Guerra Mundial, nos primórdios da revolução. Em 1975, a ONU consagrou a data, que é comemorada internacionalmente, inclusive no Brasil.
O século 20 assistiu a grandes avanços dos direitos da mulher. Em 1945, quando a ONU surge, no preâmbulo da Carta das Nações Unidas, se estabelece a igualdade entre homens e mulheres, e isso num momento em que as mulheres não tinham direito de voto (por exemplo, na Itália e na Bélgica). “Não se fala aqui de países em que isso não era uma realidade, mas em países já tidos como muito avançados.”
Confira no post e ouça essas e outras informações e reflexões de Pedro Dallari sobre a violência contra a mulher, inclusive a Lei Maria da Penha e o bizarro aumento do feminicídio no Brasil.