Brasil participa da construção do maior telescópio da história

João Steiner explica por que um projeto demorado, complexo e com alto custo como o GMT vale o trabalho e o investimento.

16/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 20:55

Concepção artística do Telescópio Gigante de Magalhães – Imagem: GMTO Corporation

No início do mês, aconteceu na USP um curso sobre o GMT, o Telescópio Gigante de Magalhães, que é um grande consórcio científico internacional. O braço brasileiro desse projeto é coordenado pelo professor João Steiner junto com a professora Claudia Mendez, ambos do Departamento de Astronomia da USP .

O GMT vai ser construído no deserto de Atacama, no Chile, e será o maior telescópio da história quando ele entrar em operação. Ele irá vasculhar muito mais profundamente o espaço do que foi feito até agora, abrindo oportunidades de descobertas diferentes das que foram feitas até hoje.

A  inauguração está prevista para 2024, quando o telescópio deve enviar sua primeira luz, isto é, a primeira imagem da qual os cientistas poderão extrair dados e produzir novos conhecimentos.  Ouça em “Entender Estrelas” desta semana, clicando no áudio acima.