Projeto que caça asteroides divulga mapa inédito da Via Láctea

Telescópios do Pan-STARRS, que procuram asteroides que possam ameaçar a Terra, produzem imagem da nossa galáxia com 800 milhões de estrelas

 22/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 24/02/2020 as 12:07

Logo da Rádio USP
Imagem: R. White (STScI) e PS1 Science Consortium

Pesquisadores da Universidade do Havaí divulgaram uma imagem da Via Láctea que mostra 800 milhões de estrelas, além de galáxias e asteroides próximos da nossa vizinhança. O astrofísico João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), explica como o telescópio do projeto Pan-STARRS é capaz de fazer este tipo de imagem, estudando também a variabilidade de objetos astronômicos como cometas e quasares.

Ele conta ainda que um dos principais objetivos do Pan-STARRS é descobrir asteroides que possam estar em rota de colisão com a Terra, sendo um projeto ligado à segurança do Planeta, mas que rende muitos frutos para os cientistas.

Saiba detalhes ouvindo a coluna Entender Estrelas – clique no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.