Mundos extragalácticos: encontrados planetas fora da Via Láctea

Cientistas comprovaram a existência destes planetas utilizando o efeito das microlentes gravitacionais geradas por um quasar

 23/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 21:01

Logo da Rádio USP
Dentro da Via Láctea, mais de 3.500 planetas já foram encontrados com o uso de telescópios especiais. Mas, no mês passado, cientistas de uma universidade norte-americana anunciaram ter identificado planetas além da nossa galáxia. Os astrônomos já imaginavam haver planetas fora da Via Láctea, mas até então isso não havia sido comprovado. Até porque a galáxia analisada está localizada a 3,8 bilhões de anos-luz de distância da Terra, tornando impossível a observação direta de seus planetas.
Efeito de microlentes gravitacionais foi o método utilizado para identificar planetas fora da galáxia – Foto: Nasa

Como isso foi possível e o que esperar dessa descoberta é o que nos conta o professor João Steiner, em sua coluna desta semana para a Rádio USP. Ouça no áudio acima em “Entender Estrelas”.

.

.

.

.

.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.