A exportação de frango pelo Brasil sofreu uma baixa no início deste ano: a Arábia Saudita descredenciou 33 frigoríficos brasileiros, entre eles, os cinco que representavam 30% da quantidade importada pelo país árabe. A Arábia Saudita é o maior importador do frango brasileiro, por isso a decisão pode abalar a economia e o mercado interno nacional, sendo necessárias medidas capazes de reverterem a situação.
O motivo da suspensão da importação pode ser em decorrência de outros fatores, além de critérios técnicos. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, a intenção dos árabes é investir na produção interna. Já de acordo com o ex-secretário da Liga Árabe, Amr Moussa, a medida foi uma forma de retaliação ao governo de Jair Bolsonaro, por conta da possível mudança da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.
Para comentar o assunto, ouvimos Sérgio de Zen, professor de Economia e Administração da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP).