Alimentação em época de festas requer cuidados para evitar refluxo

A dica de Tomás Navarro para não ter refluxo é “comer devagar, degustando o alimento, mastigar adequadamente, beber com moderação e evitar falar durante a refeição”

 17/12/2020 - Publicado há 3 anos
Por

Com a proximidade das festas de final de ano, já tem muita gente pensando na ceia de Natal. Não há nada de errado nisso. Até porque, nesse período as pessoas estão acostumadas a comer alimentos que não são habituais durante o ano. Mas, para evitar o refluxo, um problema que atinge mais de 35 milhões de brasileiros entre crianças e adultos, alguns cuidados são necessários. Segundo o doutor Tomás Navarro, médico assistente da área de Gastroenterologia do HC da Faculdade de Medicina da USP, algumas situações podem propiciar a sensação de queimação na altura do esôfago. “O excesso de peso, que aumenta a pressão intra-abdominal, comer rápido, além de doenças que podem causar uma lentidão no esvaziamento do estômago, como diabetes mellitus e o hipotireoidismo desequilibrados, podem ocasionar o refluxo”, diz o doutor Navarro.

A mucosa do esôfago não está preparada para receber esse ácido que vem do estômago, daí a sensação desagradável. Mas há situações em que esse líquido vem até o pescoço, trazendo um gosto ruim na boca. Isso pode causar lesões dentárias, tosses constantes e, se cair no pulmão, levar a pneumonias de repetição. Em alguns casos, o esôfago pode se contrair para devolver o líquido que voltou do estômago, causando uma dor muito grande, que pode ser confundida com um problema cardíaco. Nesses casos, Navarro diz que “o ideal é procurar um pronto-socorro para descartar um problema mais sério”.

A dica do gastroenterologista para não ter refluxo é “comer devagar, degustando o alimento, mastigar adequadamente, beber com moderação e evitar falar durante a refeição”. Fora isso, outra recomendação é só se deitar de duas a três horas após ter se alimentado. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.