Biblioteca Brasiliana lança edital de residência em pesquisa

Projetos devem ter o acervo da instituição como foco de estudos ou de ações de conservação e restauro

 27/06/2017 - Publicado há 7 anos
Biblioteca Brasiliana – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP acaba de publicar edital para programa de residência em pesquisa no acervo da instituição.

Há duas modalidades de vinculação: a residência em programa de pós-doutorado, com duração de seis meses, prorrogável pelo mesmo período, e a residência em programa de pesquisador, que procura atrair aqueles com experiência na área de estudos brasileiros, bem como na área de conservação e restauro – a duração pode ser de um a seis meses, com prorrogação possível pelo mesmo período. Não está prevista a concessão de bolsa em quaisquer das modalidades.

Além da apresentação de documentação e de uma carta de recomendação do supervisor (esta apenas para a residência como pós-doutorando), é necessário apresentar projeto de pesquisa de até 20 páginas com plano de trabalho, cronograma, bibliografia e especificação do vínculo da pesquisa com o acervo da BBM.

Serão contemplados cinco projetos voltados para a pesquisa do material constante do acervo e um projeto sobre conservação e restauro.

Mais informações podem ser conferidas no edital:
https://www.bbm.usp.br/sites/default/files/Edital%20BBM%203a%20edi%C3%A7%C3%A3o%202017.pdf

Calendário

Período de inscrições: 17/7 até 18/8

Divulgação dos projetos homologados: 9/10

Prazo para apresentação de recursos: 10 e 11/10

Divulgação final dos projetos homologados: 25/10

Início das atividades dos projetos: 30/10


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.