Buracos negros geraram ondas gravitacionais há 3 bilhões de anos

“Entender Estrelas” desta semana fala de um fenômeno que inaugurou uma nova área de conhecimento na astronomia

 23/06/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Logo da Rádio USP

Um registro cósmico perseguido há mais de um século pelos cientistas foi encontrado pela segunda vez. Estamos falando das ondas gravitacionais, ondulações no tecido do espaço-tempo que podem ser detectadas no caso de eventos em que objetos extremamente massivos sofrem intensa aceleração, como é o caso do choque de buracos negros. A descoberta foi anunciada pelo observatório Ligo, sigla em inglês para Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser, que fica na Califórnia, Estados Unidos.

O professor João Steiner explica esse fenômeno – antes apenas uma previsão teórica – e tudo o que ele significa para a astrofísica. Ouça no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.