Cursos da USP: O que um geofísico faz?

Profissional pode atuar na prospecção e exploração de recursos minerais, além de avaliação ambiental

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn36Print this pageEmail
Prédio central do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A geofísica é a área que estuda a estrutura, a evolução e a composição da Terra utilizando métodos físicos. Ela investiga o interior do planeta, desde as camadas mais superficiais, onde se alojam os recursos minerais, às porções mais profundas, conhecidas unicamente pelas informações geofísicas.

No dia 22 de junho, o programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, convidou, para falar dessa profissão, nada menos que um geofísico formado na primeira turma da USP, Eder Cassola Molina. Atualmente professor do Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, ele contou sobre o curso e as possibilidades do mercado profissional.

O curso de Bacharelado em Geofísica da USP é realizado no período diurno e tem duração de dez semestres. O currículo proporciona formação em física, matemática e computação, com atividades práticas em campo e em laboratório. São oferecidas 30 vagas por ano pela Fuvest e pelo Sisu. Mais informações sobre o curso aqui.

O geofísico encontra oportunidades de trabalho em campos em crescimento, como o de prospecção e exploração de recursos minerais e avaliação ambiental. Além disso, ele pode dar continuidade a seus estudos na pós-graduação, atuando na pesquisa científica.

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 01

Bloco 02

Bloco 03

Clique aqui para fazer o download

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos. O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 FM MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. Contato e sugestões pelo e-mail miriamramos@usp.br.