Grupo de São Carlos lança balão com experimentos para a estratosfera

Balão leva plataforma que contém experimentos de biologia e física de alunos dos ensinos fundamental e médio

12/06/2017 - Publicado há 7 anos
Grupo Zenith lança experimento para a estratosfera em parceria com alunos dos ensinos fundamental e médio – Foto: Divulgação / Zenith

No dia 24 de junho, o Grupo Zenith da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP lançará para a estratosfera o projeto educacional Garatéa-E, composto por uma plataforma atrelada a um balão atmosférico contendo mais de 50 experimentos de biologia e física criados por alunos dos ensinos fundamental e médio de diversos municípios brasileiros. O Zenith é um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação formado em 2013 com o objetivo de desenvolver e difundir tecnologias aplicadas ao setor aeroespacial como resposta à baixa visibilidade desse seguimento no Brasil.

Atualmente, é orientado pelo professor Daniel Varela Magalhães, do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) EESC. A iniciativa tem apoio da Explorum, uma plataforma educacional do tipo ‘cultura maker’ que ensina conhecimentos de robótica, eletrônica e programação a crianças e adolescentes.

Vista áerea da EESC – Foto: Divulgação / EESC

O projeto Garatéa-E – cujo nome reúne as referências a ‘garatéa’, palavra tupi-guarani para busca vidas, e a letra E, de educacional – tem como principais objetivos tornar o conhecimento acadêmico accessível aos alunos do ensino médio, motivar a comunidade de estudantes em geral para interessarem-se pelo setor aeroespacial e, sobretudo, incentivar os alunos no caminho das ciências. Confira mais sobre o projeto e a lista das escolas participantes neste vídeo da equipe Zenith ou no evento no Facebook.

Além do lançamento do balão, o encontro contará com atividades diversificadas, como uma palestra do engenheiro Lucas Fonseca – atual coordenador da primeira missão lunar brasileira, a Garatéa-L –, além de mostra dos grupos de atividades extracurriculares da EESC e apresentações sobre engenharia aeroespacial e astrofísica.

Apesar de ser direcionado para as escolas participantes, o encontro é aberto a todos os interessados, ocorrerá das 8 às 12 horas e não requer inscrição prévia. O evento será no Hangar 1 do Departamento de Engenharia Aeronáutica (SAA) da EESC, localizado na área 2 do Campus da USP em São Carlos, situada na Av. João Dagnone, 1.100, Jardim Santa Angelina, em São Carlos.

Mais informações: e-mail zenith.eesc@gmail.com; site www.zenith.eesc.usp.br

Da Assessoria de imprensa da EESC